• Satc vence Startup Weekend com proposta de empréstimo de máquinas ociosas

Satc vence Startup Weekend com proposta de empréstimo de máquinas ociosas

03 Out, 2018 14:34:36 - Educação

Criciúma (SC) 

Iniciativa desenvolvida por acadêmicos e professores da Satc estimula a economia empreendedora

Unir empresas que possuem máquinas ou equipamentos ociosos com outras que precisam utilizar esses equipamentos. Essa é a proposta central da ColmeiaX, uma plataforma desenvolvida por acadêmicos, professores e ex-alunos da Satc, que conquistou o primeiro lugar no Startup Weekend, evento sobre tecnologia e inovação realizado no último fim de semana em Criciúma. “A ideia está muito alinhada com a proposta Satc 2030, focando em inovação e empreendedorismo criativo”, ressaltou o coordenador de Engenharia da Computação e integrante da equipe Gustavo De Lucca.

Junto com Gustavo, atuaram os acadêmicos Augusto Mandelli, Gabriel De Lucca, Roger Cavaler, Israel Justino e o economista Eder Campos. “Foi uma experiência incrível, uma oportunidade de conhecer pessoas novas, com ideias de empreender mais”, afirmou Augusto. Esse é o segundo ano em que ele participa do Startup. O evento é realizado pela Plurall Coworking.

A plataforma foi uma das ideias apresentadas pelos participantes no primeiro dia do evento. Foram selecionadas as 15 melhores e eles puderam votar e escolher quais seriam implantadas. “Foi uma imersão total. A equipe se engajou e conseguiu validar a proposta. No domingo já tínhamos 40 clientes”, comentou Gustavo.

A intenção do grupo é colocar em prática essa proposta. Conforme Augusto, foi possível intermediar o primeiro uso de um equipamento. “Uma empresa do setor de bebidas estava com uma máquina utilizada para o envaze parada, enquanto outra precisava do equipamento. Por meio da plataforma foi possível colocar as duas em contato”, afirmou o acadêmico.

Empreendedorismo em prática

O objetivo do Startup Weekend é estimular novas ideias. “Queremos que as pessoas experimentem todas as fases de criação de uma startup para que, posteriormente, tenham mais segurança para transformá-la em um negócio”, ressaltou o diretor de Negócios da Plurall Coworking Claiton Pacheco Galdino.

Acadêmicos da Satc conquistaram prêmios no 1º lugar, com a ColmeiaX, em 3º, com a Surfwend, e também na menção honrosa, com a Retorno Rápido.

“A Satc tem um papel importante no evento, incentivando alunos e professores a participarem. Além da formação específica, também é hoje uma formadora de profissionais nas áreas tecnológicas e de inovação”, destacou Pacheco.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal