• Satc promove primeiro treinamento didático com carro elétrico

    Assuntos quanto à funcionalidade e manutenção da plataforma foram abordados

Satc promove primeiro treinamento didático com carro elétrico

27 Ago, 2018 09:35:11 - Educação

Criciúma (SC)

Colaboradores e estudantes da Satc participaram do primeiro treinamento da plataforma didática adquirida pela Satc junto à empresa Mobilis. O objetivo é ampliar os estudos e pesquisas na área de veículos elétricos. Foram repassadas informações sobre as manutenções básicas do sistema mecânico, componentes do veículo e procedimentos de segurança.

Além de mostrar o funcionamento elétrico e mecânico do carro, a capacitação, realizada na última sexta-feira (24), mostrou a arquitetura dos componentes eletrônicos e situações que devem ser evitadas quanto a segurança das pessoas. “Repassamos todo suporte inicial para que os professores e alunos conheçam um pouco da plataforma e que tenham condições de trabalhar nela”, relata o engenheiro eletricista da Mobilis Paulo Bosquiero Zanetti.

O veículo pode ser acessado remotamente via Wi-fi, dando maior flexibilidade aos acadêmicos para conhecerem seu funcionamento. ”Com a utilização do acesso via internet, pode-se realizar diagnóstico remoto ou na eventualidade de uma falha, conseguimos visualizar este problema”, destaca Zanetti.

Para o coordenador do Núcleo de Mobilidade Elétrica (NME) da Satc, André Abelardo Tavares, este é o primeiro passo para que os alunos e professores compreendam como é a funcionalidade do carro. “O treinamento é a base para que eles possam compreender o processo e tirar as primeiras dúvidas”, ressalta.

Incentivo à pesquisa

A parceria com a Mobilis fomenta estudos práticos e novas pesquisas no campo de mobilidade elétrica. “A plataforma está disponível para as mudanças e ajustes sugeridos pelos acadêmicos. Nós os encorajamos a isso e tudo que estiver ao nosso alcance vai ajudar nos estudos”, salienta Zanetti.

Conforme o engenheiro, em outros produtos automotivos não se tem acesso ao modo como funcionam internamente. “Nós temos todas as documentações disponíveis para a faculdade e a plataforma tem esse objetivo do ensino e da pesquisa para agregar conhecimento” frisa.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE