• Satc inaugura laboratórios do Núcleo de Mobilidade Elétrica

    Estrutura permitirá que estudantes de cursos técnicos e de graduação desenvolvam estudos com veículos elétricos.

Satc inaugura laboratórios do Núcleo de Mobilidade Elétrica

13 Ago, 2018 09:55:42 - Educação

Criciúma (SC)

A circulação de carros elétricos ou híbridos no Brasil tem crescido nos últimos anos. Conforme dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), somente entre janeiro e maio de 2018 foram emplacadas 1.562 unidades. Entender o funcionamento, fazer com que eles sejam mais rentáveis são desafios para os futuros técnicos e engenheiros. Um espaço de aprendizagem ganha força na Satc, que criou o Núcleo de Mobilidade Elétrica (NME) no final de 2017, e inaugura os novos laboratórios para a pesquisa.

“Temos professores e bolsistas envolvidos nas pesquisas do Núcleo. Esse é um momento importante, de reconfiguração na indústria automobilística, e nosso aluno precisa ser preparado”, ressaltou o coordenador do NME André Tavares.

A inauguração dos laboratórios ocorre nesta segunda-feira (13), a partir das 14h. Junto com o espaço de pesquisa, será entregue também a plataforma didática da Mobilis. A empresa, de Florianópolis, é a criadora do Li, um veículo elétrico modular. A Mobilis e a Satc possuem um convênio de cooperação para os estudos.

Com a chegada da plataforma didática, os alunos de cursos técnicos, como Manutenção Automotiva, Eletrônica e Eletromecânica, além dos cursos de graduação em Engenharia e Design, poderão usar a estrutura para estudos. “Alunos e professores poderão alterar a configuração, fazer testes e pesquisas nesta plataforma”, destacou Tavares. A estrutura foi comprada pela Satc para ampliar o ensino. Dois técnicos da Mobilis estarão na instituição para treinar os professores e bolsistas que atuam no NME.

No final de 2017 a Satc apresentou o Inowattis, primeiro carro sem motor a combustão desenvolvido na instituição. Esse é o projeto inicial do Núcleo, que também está trabalhando com outras propostas, como cadeiras de rodas elétricas para idosos do asilo de Criciúma.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE