• Satc desenvolve brinquedos para trabalhar os sentidos na infância

    Kits que estimulam tato e olfato foram doados para o CEI Turma do Cebolinha, no Sangão

Satc desenvolve brinquedos para trabalhar os sentidos na infância

15 Jun, 2018 10:00:03 - Educação

Sangão (SC)

A curiosidade por novas descobertas ganhou a forma de brinquedos que serão trabalhados com os alunos do CEI Turma do Cebolinha, no município do Sangão. Desenvolvidos em uma atividade interdisciplinar entre os cursos de Design e Engenharia Elétrica da Faculdade Satc, a criação de kits lúdicos para estimular os cinco sentidos das crianças foi elaborada pelo projeto Ciências na Primeira Infância, envolvendo acadêmicos e professores da instituição.

Os brinquedos foram entregues nessa quinta-feira (14), com a inauguração do Laboratório de Ciências do Centro de Educação Infantil. O projeto, que envolveu a Satc e empresas parceiras, tem como objetivo proporcionar entretimento e aprendizagem de forma interativa.

“É mais uma grande iniciativa dentro das metodologias ativas propostas pela Satc. Todos ganham com um projeto assim, ou seja, é bom para a comunidade, é bom para os acadêmicos que aprendem com a prática e é excelente para a Satc, que contribui com o saber na infância. Então é uma iniciativa que só tende a crescer”, destacou o diretor geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira.

Estimulando o saber

Peças de encaixe, como um quebra-cabeça e uma roleta são alguns dos brinquedos que vão despertar a curiosidade das crianças por meio do tato, com texturas e cores diferentes. O olfato é trabalhado em um jogo de tabuleiro, onde essências e desenhos mexem com a imaginação dos pequenos.

“Agora vamos treinar os professores nos próximos dias para que atuem na construção do saber nesta fase da infância. Estamos muito satisfeitas com iniciativa”, enfatizou a professora e uma das idealizadoras do Ciência na Primeira Infância, Hellen Zago.

O projeto Ciência na Primeira Infância partiu de um desafio para a Faculdade Satc. A intenção foi desenvolver kits educacionais de uma forma lúdica e criativa utilizando competências e envolvendo a participação dos acadêmicos de Design. “As peças foram desenvolvidas por bolsistas e professores no laboratório PRONTO 3D, ou seja, o conhecimento teórico foi aplicado na prática”, lembrou a coordenadora do curso de Design da Satc, Solange Bianchini.

A inauguração do laboratório foi acompanhada por autoridades, como o prefeito Dalmir Carara Cândido, comunidade em geral e as secretarias de educação de outros municípios, interessadas no projeto. Estiveram envolvidos na atividade de criação dos brinquedos as professoras Hellen Zago, Janaína Quarti e Rodrigo Casteller e os acadêmicos Natália Ferro Mazzuco e Caio Silva. As empresas Portinari, Engie, Haco Etiquetas e Molduras Brilhante contribuíram para execução do laboratório.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal