• Satc dá dicas de atividades para diversão entre pais e filhos

    Sugestões envolvem brincadeiras coletivas e servem para unir mais as famílias

Satc dá dicas de atividades para diversão entre pais e filhos

24 Mar, 2020 13:14:52 - Geral

Criciúma (SC)

Para entreter os filhos, especialmente os menores, que estão em casa por conta do coronavírus, a Satc preparou algumas sugestões de brincadeiras. “Envolver as crianças, estar perto, mostrar valores importantes, são ações que os pais podem desenvolver com os filhos”, pondera a psicóloga e orientadora educacional da Satc, Adriana Borges Nunes.

Essas atividades foram sugeridas por Adriana e encaminhadas para os alunos da Satc que frequentam o ensino fundamental I. “Mas nada impede de brincar com todas as idades. É nas brincadeiras coletivas que os pequenos vão adquirindo aspectos fundamentais do crescimento saudável, como reconhecimento do outro, noções de compartilhamento e respeito”, pondera a psicóloga.

Vamos brincar!!!

O jogo dos 7 erros humanos - Esta brincadeira consiste em trabalhar a capacidade de memorização. Você vai escolher um cômodo da casa que tenha muitos enfeites. Peça para criança observar o espaço durante 30 segundos a 1 minuto (dependendo da faixa etária), depois do momento de observação, ela precisa se retirar do ambiente, assim a pessoa terá que remover sete objetos para que a criança descubra quais os objetos que foram retirados. 

Jogo do Advinha – Vamos trabalhar a capacidade de reconhecer o concreto. A criança deverá estar de olhos vendados e dentro de uma caixa deverão ter objetos que serão colocados nas mãos da criança para que sejam descobertos o que são.

História maluca - Trabalha muito a criatividade e capacidade imaginativa. Tenha em mãos uma caixa com diversos objetos. A criança deverá iniciar uma história com um objeto que você irá retirar da caixa, durante a contação, deverão ser retirados alguns objetos da caixa para que tenha continuação na história para que ela fique divertida e criativa. 

Acampamento na sala –  De todas as brincadeiras para fazer em família, essa talvez seja a que mais promove boas memórias de infância. O ritual de passar a noite em um espaço diferente, mesmo que seja dentro da própria casa, é imensurável para os pequenos. Malas prontas, lanternas na mão, sacos de dormir e vamos a caminho do acampamento na sala! Para as crianças, viajar para acampar ou montar a barraca no meio da casa, na varanda ou no quintal pode ser divertido da mesma forma. O que vale é a diversão de arrumar as coisas, ler uma história no escuro com lanternas e dormir juntos nos colchões ou sacos de dormir. 

Complete o desenho – Você já se viu na situação de ter que entreter duas crianças de idades completamente diferentes? Essa sugestão é ótima para situações assim. Funciona assim: você recorta figuras de revistas e cola em um papel. Depois convida as crianças a completar os desenhos usando a imaginação. O resultado é muito legal. Você vai precisar de papel, cola, tesoura, material de colorir (lápis de cor ou canetinhas) e revistas. 

Stop – Essa dispensa apresentações. O mais divertido é apresentar para as crianças brincadeiras da infância de outros tempos. Aqui, vale usar a criatividade para inventar suas próprias categorias de coisas. 

Adivinhe o filme - Faça mímicas de filmes conhecidos pelas crianças para que elas descubram o nome. Podendo ter premiações ou micos. 

Jogo do alfabeto  Este jogo é muito legal, pois trabalha memorização, vocabulários, criatividade. Objetivo é falar palavras com as letras do alfabeto, onde cada participante deverá falar a palavra sem repetir. Ex: A – Abelha, avião, abacaxi... 

Jogos de tabuleiros – São excelentes ferramentas para trabalhar a lógica, estratégias, jogadas antecipatórias e um aliado para trabalhar frustração quando perde. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE