• Satc completa hoje cinquenta e nove anos de fundação

    Aniversário marca processo de transformação, aplicação de novas metodologias e foco em tecnologias

Satc completa hoje cinquenta e nove anos de fundação

02 Mai, 2018 11:24:55 - Educação

Criciúma (SC)

A Satc completa nesta quarta-feira, 2 de maio, 59 anos de fundação. A instituição formada pela iniciativa da indústria carbonífera agrega em sua história a transformação como peça chave. Transformação de pessoas, transformação de vidas. Pelos corredores da Satc passaram milhares de pessoas em quase seis décadas de atividades. A rotatividade traz novos alunos e forma outros a cada ano. Há dois, a família de Vitor Hugo Lorenzoni Consoni, 13 anos, optou pelo ensino da Satc. “No começo eu não queria vir. Não queria deixar meus amigos. Hoje fiz novos amigos aqui e gosto de participar do futsal”, conta o aluno do 8º ano.

Praticar esportes, aprender a tocar um instrumento ou dançar, descobrir um mundo cheio de novidades. Tudo é possível nos corredores da Satc. “A melhor coisa daqui é a minha turma. Todos são amigos”, pondera Pedro Henrique Soratto, 14 anos. Novas metodologias de ensino contribuem para que a teoria e a prática estejam integradas.

Mais que formar estudantes preparados para novos desafios, técnicos e profissionais capacitados para atuarem em suas funções, a Satc forma jovens mais conscientes de seu papel na sociedade. “A Satc chega aos seus 59 anos num momento de amadurecimento, mas ao mesmo no auge da juventude, sempre pensando no crescimento e desenvolvimento da região. Ao mesmo tempo em que fortalecemos a formação de nosso aluno como cidadão, buscamos cada vez mais a inovação”, explica o diretor geral da Satc Carlos Antônio Ferreira.

Núcleo de Mobilidade Elétrica: uma aposta no presente

Carros movidos à energia elétrica no lugar da combustão parecem distantes da nossa realidade. Mas não na Satc. Desde dezembro de 2017, a instituição conta com o primeiro veículo elétrico da região: o Inowattis. Usado internamente e de cunho pedagógico, o automóvel aposta em inovação e sustentabilidade.

“Nos primeiros meses já podemos ver um resultado muito significativo com relação à economia, é muito mais barato que um carro à combustão, por exemplo”, destaca o coordenador do Núcleo de Mobilidade Elétrica (NME) da Satc, André Tavares.

O Inowattis é o primeiro alicerce do Núcleo, criado para pesquisa e desenvolvimento de dispositivos de locomoção movidos à eletricidade. Novos veículos estão sendo elaborados no projeto, entre eles bicicletas e um triciclo. A criação do NME envolve estudantes, professores e disciplinas dos cursos de engenharia Elétrica, Mecânica e Mecatrônica na parte de pesquisa e produção, os cursos técnicos de Eletrotécnica, Mecânica eManutenção Automotiva, na produção, e Design, Publicidade e Propaganda e Jornalismo na criação de leiautes e divulgação dos trabalhos.

Inovação começa em sala de aula

O ano de 2018 foi de estreia da disciplina de Tecnologias Aplicadas implantada em todas as esferas de ensino da Satc. O objetivo é elaborar projetos que despertem a inovação dos alunos desde os primeiros anos da educação infantil até a faculdade. Robôs, aplicativos, jogos eletrônicos e brinquedos educativos são algumas das criações em sala de aula.

Um exemplo disso é o que vem ocorrendo no fundamental I. Por lá, um robô com peças de montagem está sendo criado, com o objetivo de trabalhar a percepção de espaço, elementos mecânicos e a programação entre os alunos.

Os desafios são diferentes e de acordo com o ano de cada turma. A disciplina de Tecnologias Aplicadas é ofertada duas vezes na semana e faz parte da grade curricular da instituição. “A gente trabalha com os pequenos a questão das cores, tamanho, esquerda e direita, tomada de decisão e vamos até os mais velhos programando por exemplo, como desligar a luz do quarto por meio de aplicativos ou ligar a televisão com o celular em mãos”, afirma a coordenadora do projeto, Andreia Mariot Scarduelli.

Planta piloto de captura de CO2

Pesquisadores do Centro Tecnológico da Satc trabalham para implantar o projeto de Captura de CO2. A instalação da planta piloto no primeiro semestre de 2018 permitirá a captura de duas toneladas de CO2 por dia. Essa pesquisa faz parte da parceria ABCM/Satc com o National Energy Technology Laboratory (NETL) do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

Ensino médio integrador

Uma nova prática de ensino está sendo implantada na Satc. O ensino médio integrador está aliando conhecimentos teóricos à prática. Estudantes do 1º ano participam de aulas diferenciadas do Projeto Integrador. Duas vezes por semana, o aluno terá uma aula diferente, onde desenvolverá uma ação prática.

“O novo ensino médio vem com uma proposta que visa dar sentido ao que o estudante aprende. Como o foco da Satc é a formação técnica, vamos atuar dentro desse eixo”, ressalta a coordenadora do ensino técnico da Satc Adriana Just Schmidt. Os 11 cursos técnicos da instituição foram agrupados em três grandes áreas, de Elétrica, Mecânica e Design. As turmas vão desenvolver um projeto por trimestre, passando por essas três áreas.

Aprendizado de inglês diferenciado

O programa My English é uma parceria com a editora britânica Cambridge University Press e a Satc. A iniciativa une o virtual e o presencial, trabalhando com as dificuldades de cada aluno de forma personalizada e intensiva, estimulando o educando a estudar em casa e praticar na sala de aula. A sala é dividida, metade dos alunos inicia o estudo na plataforma digital da Cambridge University Press, com exercícios que estimulam a leitura e a escrita. A outra parte vai para o Laboratório de Fala, onde são desenvolvidas a oralidade e a compreensão auditiva dos estudantes.

“O professor agora não é somente um expositor de conteúdo, mas um mediador do processo de aprendizagem do aluno, principalmente com a aquisição de vocabulário”, explica a coordenadora da Satc Idiomas, Ana Paula Puntel.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE