• Saretta lamenta falta de leitos de UTI neonatal e pediátricos

Saretta lamenta falta de leitos de UTI neonatal e pediátricos

02 Ago, 2018 10:34:07 - Política

Florianópolis (SC)

O deputado estadual Neodi Saretta voltou a pedir hoje (01/08), no plenário da Assembleia Legislativa (Alesc), o aumento dos leitos de UTI neonatal, especialmente na região do Vale do Rio do Peixe, no Meio Oeste catarinense, no entorno dos municípios de Joaçaba, Capinzal e Videira. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, Santa Catarina precisa de mais 179 leitos de UTI neonatal para atingir o mínimo de quatro para cada mil nascidos vivos. “O Estado possui hoje 226, sendo 174 públicos e 52 privados, mas que nem sempre estão disponíveis.”

Saretta também lamentou o fato de que Santa Catarina teve uma redução de 583 leitos pediátricos do SUS, destinados a crianças e adolescentes que precisam de internação hospitalar. “Estas vagas encolheram 38%, a segunda maior retração do País, atrás apenas de Sergipe”, afirmou.

Para o deputado, Santa Catarina precisa dar prioridade à saúde e a Alesc fez a sua parte, elevando de 12% para 15% o investimento mínimo constitucional. “No entanto, em 2017, os dados mostram que sequer os 13% previstos foram atingidos e o ano terminou com uma dívida de quase R$ 1 bilhão. Precisamos melhorar a saúde para os catarinenses. Não dá para reduzir cirurgias eletivas, consultas especializadas, transferência de pacientes ou fechar leitos de pediatria”, afirmou.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal