Saretta destaca importância de ações voltadas à saúde

03 Nov, 2016 10:19:42 - Política

Florianópolis (SC)

O deputado estadual Neodi Saretta (PT/SC) destacou na manhã desta terça-feira (01), no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que este mês que se inicia é dedicado ao “Novembro Azul”, campanha que objetiva debater sobre a saúde do homem e o estímulo a atitudes preventivas. “Em Santa Catarina nos preocupa o alarmante dado do Instituto Nacional do Câncer (INCA) de que um homem morre por dia vítima de câncer de próstata”, disse. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Urologia, a doença tem evolução lenta e não apresenta sintomas. “Após os 50 anos, o exame deve ser realizado e quem tem histórico familiar precisa antecipar para os 40 ou 45 anos. O ponto chave é a prevenção”, alertou.

Para Saretta, somente a realização de exames preventivos poderá reduzir os números preocupantes registrados. “Há certa dificuldade para o homem fazer ações preventivas. Para este ano, a previsão da taxa de incidência do câncer de próstata é de 72 casos para cada 100 mil habitantes em Santa Catarina”, lamentou.

Outro grave problema de saúde apontado por Saretta é o aumento dos casos de sífilis, que em 2015 foi de 52,3%. “Foram registrados 5.706 pacientes e 60,82% são homens.” Em 2015, 475 bebês nasceram com sífilis em Santa Catarina, número 75% maior do que em 2014. Segundo o deputado, conforme uma das interpretações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), a expansão de casos do sexo masculino ocorre porque eles não buscam o tratamento com a mesma consciência das mulheres.

“Por isso temos que cobrar ações das entidades ligadas à saúde para que trabalhem em conjunto com o poder público municipal, estadual e federal na prevenção e combate a estas doenças”. Saretta ressaltou que tramita na Alesc, desde 2013, projeto de sua autoria que propõe a criação de ações e estratégias de conscientização sobre saúde do homem e estímulo a atitudes preventivas.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal