Saretta defende intervenção do governo federal para reverter crise do leite

17 Out, 2017 17:50:03 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

A crise no setor leiteiro foi pauta de reunião realizada pelo deputado Neodi Saretta com o Secretário de Estado da Agricultura Moacir Sopelsa e representantes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Meio Oeste Catarinense.

Há tempos o deputado Saretta tem se reunido e conversado com os produtores de leite, associações e entidades que representam os agricultores na busca de soluções para a crise. Conforme informou o deputado, o Oeste de Santa Catarina produz 75% do leite do estado. “Mesmo com uma grande produção, nos últimos tempos os produtores têm sofrido com o baixo preço pago pelo litro de leite que está, inclusive, abaixo do custo de produção”, relata o deputado. Saretta defende uma atuação urgente do governo federal, pois os cortes feitos em programas sociais que eram mantidos há anos e o desemprego afetaram, diretamente, na crise e no baixo consumo.  “O governo precisa voltar a fazer programas sociais e adquirir o leite para possibilitar um retorno para o produtor que está sofrendo muito com a queda no consumo e o baixo preço pago pelo produto”.

Saretta falou também da questão da importação do leite. Ele ressalta que, embora os números digam que não é um percentual tão elevado, toda importação, neste momento em que o estado tem grande oferta de leite, prejudica o produtor. “Os nossos agricultores que produzem leite estão pedindo socorro. É preciso ter uma intervenção rápida do governo para auxiliar esses produtores para que eles continuem na atividade”. A produção do leite catarinense é de basicamente agricultores familiares.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE