• São Salvador a primeira capital do Brasil foi fundada em 29 de março

São Salvador a primeira capital do Brasil foi fundada em 29 de março

28 Mar, 2021 18:27:11 - Colunistas

Içara (SC)

Dia 29 de março é o dia da fundação de São Salvador, a primeira capital do Brasil. Hoje Salvador é um município brasileiro e capital do estado da Bahia. Situada na Zona da Mata da Região Nordeste do Brasil, notável em todo o país pela gastronomia, música e arquitetura, e reconhecidas também internacionalmente. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade a torna o centro da cultura afro- brasileira.  Mas Salvador já foi a primeira sede da administração colonial portuguesa do Brasil, a cidade é uma das mais antigas da América e uma das primeiras cidades planejadas no mundo, ainda no período do Renascimento. Sua fundação em 1549 por Tomé de Sousa ocorreu por conta da implantação do Governo-Geral do Brasil pelo Império Português.

A centralização como capital junto à colonização escravocrata foram importantes fatores na formação do perfil do município, da mesma forma que certas características geográficas. A construção da cidade se deu acompanhando a topografia acidentada, inicialmente com a formação de dois níveis (Cidade Alta e Cidade Baixa) sobre uma escarpa acentuada e, mais tarde, com a concepção das avenidas de vale. Com 692,818 quilômetros quadrados de área, o território emerso é peninsular e o litoral é margeado pela Baía de Todos os Santos a oeste e pelo Oceano Atlântico a leste.

O Centro Histórico de Salvador, nos arredores do Largo do Pelourinho, é conhecido pela arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII, até o início do século XX, tendo sido declarado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1985. Palco de um dos maiores carnavais do mundo (maior festa de rua do mundo segundo o  Guiness Book ), o reconhecimento internacional da música de Salvador veio pelo anúncio de dezembro de 2015 da integração do município à Rede de Cidades Criativas da Unesco, tendo sido reconhecida como "Cidade da Música", título singular no país.

Com mais de 2,8 milhões de habitantes, é o município mais populoso do Nordeste e o terceiro do Brasil. Dentre as cidades latino-americanas é a nona, superada por São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires, Lima, Bogotá, Rio de Janeiro, Santiago e Brasília. É núcleo de região metropolitana conhecida como "Grande Salvador", que possuía uma estimativa de 3 957 123 habitantes em 2020, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que a torna a segunda área metropolitana mais populosa do Nordeste, sétima do Brasil e uma das 120 maiores do mundo.   Centro econômico do estado, Salvador é também cidade portuária, centro administrativo e turístico Em 2018, tinha o segundo maior produto interno bruto (PIB) dentre os municípios nordestinos. Ademais, é sede de importantes empresas regionais, nacionais e internacionais.

O nome, Salvador foi em homenagem a Jesus Cristo, o Salvador, conforme o cristianismo seguido pelos colonizadores católicos do Império Português. Portanto, trata-se de um hierotopônimo  na toponímia do Brasil. Primeiramente foi chamada de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, fazendo ainda referência à baía na qual está situada, que foi encontrada por Américo Vespúcio em 1503, no Dia de Todos os Santos, e que também deu nome à capitania, à província e ao estado federado dos quais foi e é capital.  Assim, ao longo do tempo, designações variaram entre essas duas referências: São Salvador, Cidade do Salvador, Salvador da Bahia, Bahia, "cidade da Bahia". Os seus habitantes são chamados de "sotropolitanos"; (no masculino) e "soteropolitanas"; (no feminino).

E nesse dia 29 de março, parabenizamos carinhosamente a Salvador, Primeira Capital Brasileira. Até porque os brasileiros nascidos no início da colonização brasileira foram registrados nos livros da Capital São Salvador. Parece estranho, mas nossos primeiros ancestrais brasileiros eram de naturalidade baiana, devido ao registro da Diocese de Salvador, a única do Brasil. Depois houve a Diocese do Rio de Janeiro e assim, até a criação de Nossa Diocese São José, ao nossos pés. Mas foi uma longa caminhada e daí a dificuldade de encontrar documentos de nossos familiares já que o Batismo era o único registro até então.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE