• Santuário de Caravaggio recebe documento de filiação

Santuário de Caravaggio recebe documento de filiação

25 Mai, 2017 14:07:24 - Variedades

Criciúma (SC)

Uma manhã de alegria, com uma sigilosa certeza há muitos dias esperada. A Diocese de Criciúma recebeu hoje (25) a correspondência assinada pelo Cardeal Stanislaw Rylko, arcipreste protetor da Basílica Papal de Santa Maria Maior (Santa Maria Maggiore), que reconhece o “Vínculo Espiritual de Afinidade” entre a referida Basílica e o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, de Nova Veneza.

“É um momento muito bonito este em que recebemos, de uma das quatro basílicas papais – a Basílica dedicada a Santa Maria Maior, mãe das igrejas dedicadas a Nossa Senhora – este privilégio. Agora o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio passa a ser uma extensão desta igreja de Roma. Para nós, é uma grande alegria esta ligação com a maior igreja dedicada a Maria no mundo. Maravilhosamente nosso Santuário vai participar celebrando seus 50 anos com esta grande oportunidade”, enfatiza o Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach.

O Reitor do Santuário, padre Valdemar Carminati, em meio aos preparativos finais da novena e da grande Romaria marcada para este domingo, 28, esbanjou felicidade ao tomar a carta em mãos. “É uma notícia muito boa esta filiação à primeira basílica do Ocidente, construída a partir do ano 432, e um fato realmente marcante conseguirmos também as indulgências plenárias, que são concedidas à basílica, também aqui no nosso Santuário, para as pessoas que vêm à festa. Um presente merecido e significativo neste ano jubilar em que celebramos os 50 anos de sua inauguração. Nós temos toda uma história. Este santuário surgiu pequeninho e foi crescendo, crescendo e se tornou o que é hoje”, afirma o reitor.

A iniciativa de buscar a filiação à Basílica Papal, também conhecida como Basílica Liberiana, nasceu fruto de um desejo da comunidade que teve como mediador o neoveneziano Giliard Cesconetto Gava, hoje seminarista de Filosofia na Pontifícia Universidade Lateranense, na capital italiana. A conversa ocorreu durante uma das reuniões da comissão organizadora dos festejos do ano jubilar, no ano passado, que preparou todo o material que incluiu a história, as peregrinações e destacou a importância do Santuário para o Sul do Estado. Os documentos com aval do Bispo Diocesano e do Reitor foram entregues ao Supremo Tribunal da Penitenciária Apostólica, incluindo uma carta assinada por Dom Jacinto em 08 de março deste ano. O seminarista Giliard ressalta o apoio alcançado através de Dom Giuseppe Banfi, sacerdote da Basílica. “Ele, recebendo a documentação e conhecendo a história de Nossa Senhora de Caravaggio, ficou maravilhado com a fé levada pelos imigrantes e prontamente correu atrás dos trâmites, empenhando-se desde a apresentação do documento até sua aprovação, expedida em 28 de março. Uma tramitação por demais especial e rápida, algo que não é comum. Devemos todo nosso carinho e consideração a ele”, ressalta Gava.

Santuário agora poderá conceder indulgência plenária

Uma das grandes novidades obtidas com o reconhecimento recebido pelo Santuário está na oportunidade da obtenção de indulgência plenária aos fiéis que devotamente fizerem sua peregrinação mariana ao Santuário, seguida pela confissão sacramental, participação da santa missa e do sacramento da comunhão eucarística e rezarem nas intenções do Papa.

“A partir de agora temos o privilégio de estender alguns dias especiais, durante o ano, escolhidos para ganharmos a indulgência plenária. A indulgência sempre é o perdão de nossas penas temporais, nossos pecados que trazem prejuízo para a sociedade e para a comunidade. De vez em quando, em momentos especiais, a Igreja tem o poder de perdoar estas faltas dando o indulto, ou seja, uma indulgência. Deus nos perdoa sempre, mas todo pecado tem sempre um prejuízo no meio da sociedade. A indulgência apaga esse pecado. Por exemplo, quando eu falo mal de uma pessoa, peço perdão a ela e me confesso. Deus perdoa meu pecado, mas a pessoa ficou doente, perdeu o emprego, teve um prejuízo muito grande na sua vida, na sua saúde e na sua família. Esta é chamada pena temporal: uma pena que a pessoa está sofrendo por causa do meu pecado. Assim, a Igreja tem o poder de perdoar esses pecados quando concede a indulgência plenária”, explica Dom Jacinto.

Buscando seguir as orientações encaminhadas pelo Cardeal Rylko, Dom Jacinto Flach escolheu quatro datas significativas para que os fiéis possam “lucrar”, todos os anos, da indulgência plenária igualmente concedida à Basílica Papal, sendo o dia 26 de maio (dia da aparição de Nossa Senhora de Caravaggio), o último domingo de maio (dia da Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio no Santuário), o dia 15 de agosto (solenidade da Assunção de Nossa Senhora e aniversário de instalação da Diocese de Criciúma) e o dia 1º de outubro (aniversário de inauguração do Santuário).

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança