• Santuário de Caravaggio inicia novena em preparação à 68ª Romaria

Santuário de Caravaggio inicia novena em preparação à 68ª Romaria

17 Mai, 2019 11:05:48 - Variedades

Criciúma (SC)

“A decisão de caminhar em direção ao santuário já é uma confissão de fé, o caminhar é um verdadeiro canto de esperança e a chegada é um encontro de amor. O olhar do peregrino se deposita sobre uma imagem que simboliza a ternura e a proximidade de Deus. O amor se detém, contempla o silêncio, desfruta dele em silêncio. Também se comove, derramando todo o peso de sua dor e de seus sonhos. A súplica sincera, que flui confiadamente, é a melhor expressão de um coração que renunciou à auto-suficiência, reconhecendo que sozinho, nada é possível. Ali, o peregrino vive a experiência de um mistério que o supera, não só da transcendência de Deus, mas também da Igreja, que transcende sua família e seu bairro. Nos santuários, muitos peregrinos tomam decisões que marcam suas vidas. As paredes dos santuários contêm muitas histórias de conversão, de perdão e de dons recebidos que milhões poderiam contar”. Os parágrafos 259 e 260 do Documento de Aparecida, sobre “a piedade popular como lugar de encontro com Jesus Cristo” resumem bem toda a mística da relação entre peregrinos e santuários, em diversos lugares do mundo.

Novena e festa devem reunir milhares de romeiros 

Com este sentimento, a partir desta sexta-feira, 17, mais um santuário da Diocese de Criciúma se prepara para acolher devotos de toda a região para sua 68ª Romaria e Festa. O Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, no distrito de Caravaggio, em Nova Veneza, inicia sua novena que antecede o grande dia da festa, o domingo 26 de maio. Durante estes dias, mais de 50 mil romeiros devem visitar o Santuário que, no ano de 2017, celebrou seus 50 anos de inauguração. Criado após o milagre da chuva que banhou a procissão de devotos que sofria com a terrível seca que assolava a região no ano de 1951, o templo tem sua festa reconhecida no calendário de eventos do Estado, desde 2013, pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

“A festa é sempre um momento muito esperado e um momento forte para a comunidade.Daí a grande motivação e empenho na preparação espiritual e material. Nossa Senhora de Caravaggio está encravada no coração de Caravaggio, mesmo naqueles que não tem muita participação nos atos religiosos. A festa consegue fazer com que todos se unam, esquecendo as diferenças políticas e econômicas. Todos são Caravaggio. É uma multidão pegando junto no trabalho voluntário. Até pessoas que não mais moram aqui se prontificam em colaborar. Festa é alegria, é um momento de sentirmos que somos muito mais que a nossa comunidade. É momento de fortalecimento da caminhada, de sentir a alegria de ser discípulo missionário. Convidamos todos a partilhar este grande momento de fé, alegria e confraternização!”, ressalta o Reitor do Santuário, padre Valdemar Carminati.

O tema da festa deste ano recorda a prontidão e o serviço de Nossa Senhora quando, grávida de Jesus pela ação do Espírito Santo, vai ao encontro da prima Isabel que necessita de ajuda, também grávida de São João Batista: “Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá” (Lc 1,39).

Procissões e missas com bênçãos especiais estão marcadas para cada dia da novena, com a presença de padres de diversas paróquias da Diocese. No primeiro dia da novena, 17, haverá o acendimento da nova iluminação do pátio do Santuário, uma parte das obras de revitalização do complexo. A Banda do 28º GAC animará o momento. Na véspera e dia da festa, o padre Ezequiel Dal Pozzo, da Diocese de Caxias do Sul (RS), abrilhantará a festividade religiosa com suas canções. No dia 26, dia da Padroeira, a transladação da imagem parte da igreja matriz Nossa Senhora da Salete, do bairro Próspera, em Criciúma. A missa principal está marcada para as 10 horas, sendo que haverá celebrações eucarísticas em diversos horários do dia. O tradicional café, nos arredores do Santuário, aguarda os romeiros que caminham longas distâncias. De 17 a 23, ocorre a quermesse, e de 23 a 26, outras opções gastronômicas são reservadas ao público.

Peregrinos podem obter indulgência plenária 

No ano de 2017, por ocasião de seu cinquentenário, o Santuário teve a graça de obter o vínculo espiritual de afinidade com a Basílica Papal de Santa Maria Maior, em Roma, concedendo indulgências plenárias aos romeiros que fizerem sua peregrinação até o Santuário, buscarem o sacramento da confissão, participarem da missa, comungarem e rezarem nas intenções do Papa. As indulgências podem ser lucradas nos dias 26 de maio (dia da aparição de Nossa Senhora de Caravaggio), 15 de agosto (solenidade da Assunção de Nossa Senhora e aniversário de instalação da Diocese de Criciúma) e 1º de outubro (aniversário de inauguração do Santuário).

Breve histórico do Santuário

Tudo começou com uma estampa de Nossa Senhora de Caravaggio trazida pelos primeiros imigrantes italianos que chegaram a Nova Veneza, em 1891. Essa estampa foi colocada num capitel à beira da estrada, onde as famílias se reuniam para rezar e os que passavam também paravam e faziam suas orações. A intercessão da Mãe de Caravaggio logo começou a ser sentida. Os devotos foram aumentando. Uma igrejinha de madeira foi construída e, logo em seguida, em 1914, a de alvenaria. Procissões, romarias, graças alcançadas eram testemunhadas com frequência. Dom Anselmo Pietrulla, bispo de Tubarão, em visita a Caravaggio, sugeriu à comunidade a construção de um Santuário Diocesano e todos acolheram a ideia com muito orgulho e entusiasmo. Assim, no dia 26 de maio de 1963, sob a orientação do Monsenhor Gregório Locks, que residia em Caravaggio, foi lançada a pedra fundamental. Depois de cinco anos de um trabalho intenso das 70 famílias de Caravaggio e das comunidades vizinhas, no dia 01 de outubro de 1967, numa grande concentração de autoridades e fiéis, foi inaugurado e consagrado o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio. Hoje, ponto turístico religioso, o Santuário recebe, diariamente, fiéis devotos e visitantes de todas as regiões e Nossa Senhora de Caravaggio acolhe a todos com um profundo carinho de Mãe, dispensando as mais copiosas graças e bênçãos.

Programação da 68ª Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio

17 a 26 de maio de 2019 

17/05 - sexta-feira
Procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora: Seminário de Caravaggio
19h30min: Missa presidida pelo Pe. Gilson da Silva Pereira - Reitor do Seminário de Caravaggio

18/05 - sábado

Procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora: residência de Lenir Pasetto Spillere
19h: Missa presidida pelo Pe. Samuel Colombo Pirola
Bênção especial para os trabalhadores de metalúrgicas

19/05 - domingo
Procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora: residência de Odete Spillere Milanez - Baixada
19h: Missa presidida pelo Pe. Jacinto Benedet
Bênção especial para os trabalhadores de confecções

20/05 - segunda-feira
Procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora: residência de Idalino Fenali - Alto Caravaggio
19h30min: Missa presidida pelo Frei Sidnei Signor (OFMCap) - Pároco da Paróquia São João Batista - São João do Sul
Bênção especial para os trabalhadores do comércio

21/05 - terça-feira
Procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora: residência de José Carlos e Eliane Margotti - Vila São José
19h30min: Missa presidida pelo Pe. Vânio Margutti Pereira - Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Urussanga
Bênção especial para os trabalhadores de madeireiras e marcenarias

22/05 - quarta-feira
Procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora: residência de Sara Maria Borges Velho e Mario Borges - Vila Higino Romagna
19h30min: Missa presidida pelo Pe. Daniel Zilli Darolt - Pároco da Paróquia Sagrada Família - Araranguá
Bênção especial para os professores e profissionais de saúde

23/05 - quinta-feira

Transladação motorizada da imagem de Nossa Senhora: Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus - Forquilhinha
19h30min: Missa presidida pelo Pe. Pedro Paulo Custódio - Paróco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Forquilhinha
Bênção especial para as famílias

24/05 - sexta-feira
Transladação motorizada da imagem de Nossa Senhora: Igreja Matriz Santo Agostinho - Rio Maina, Criciúma
19h30min: Missa presidida pelo Pe. José Lino Buss - Pároco da Paróquia Santo Agostinho - Criciúma
Bênção especial para os jovens

25/05 - sábado
09h: Missa presidida pelo Pe. Lucas Bombazar - Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Maracajá
15h: Missa presidida pelo Pe. Joel Sávio - Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe - Criciúma
18h40min: Transladação motorizada da imagem de Nossa Senhora: Igreja Matriz São Marcos - Nova Veneza
19h: Missa presidida pelo Pe. Vilmar Moretti - Pároco da Paróquia São Marcos - Nova Veneza
Após a missa, show de evangelização com Padre Ezequiel Dal Pozzo
Depois: apresentação da Banda Bipolares

26/05 - domingo - Dia da Festa
06h: Alvorada Festiva pelas ruas do Caravaggio
07h30min: Missa presidida pelo Pe. Antonio Vander da Silva - Reitor do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus - Içara
09h: Transladação motorizada da imagem de Nossa Senhora: Igreja Matriz Nossa Senhora da Salete - Próspera, Criciúma
09h às 10h: Em frente ao Santuário, animação com Padre Ezequiel Dal Pozzo
10h: Missa festiva presidida por Dom Paulo Antônio De Conto - Bispo Emérito de Montenegro (RS)
13h30min: Missa com Bênção da Saúde presidida pelo Pe. Valdemir Luiz de Bona - Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Urussanga
16h: Missa com Consagração das Crianças presidida pelo Pe. Wilson Buss - Vigário Geral da Diocese de Criciúma e Pároco da Paróquia Santa Bárbara
- Criciúma
17h30min: Oração do Terço conduzida pelo Terço dos Homens, Missionários da Mãe Peregrina e Equipes de Nossa Senhora
18h: Sorteio da Ação entre Amigos

Gastronomia
17/05 a 23/05 - após as missas: Quermesse
23/05 - 19h: Quinta da Costela - Salão Benfeitores de Caravaggio
24/05: Jantar Típico Italiano - Salão Benfeitores de Caravaggio
25/05 - durante o dia: Café, lanches e almoço
25/05 - durante a noite: Churrasco - Salão Benfeitores de Caravaggio (Show com a Banda Brasil Sertão)
26/05 - domingo: Amplo serviço de café, buffet, churrasco e bar - Pátio do Santuário

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança