• Santos Óleos são abençoados em missa solene na Catedral São José em Criciúma

    Solene celebração na Catedral São José em Criciúma foi presidida por Dom Jacinto Inácio Flach.

Santos Óleos são abençoados em missa solene na Catedral São José em Criciúma

01 Abr, 2021 14:35:46 - Variedades

Criciúma (SC)

A Diocese de Criciúma celebrou na manhã desta quinta-feira santa, 01, a Missa do Crisma. A celebração, que teve início às 9 horas, na Catedral São José, em Criciúma, foi realizada sem a presença dos fiéis devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Diversos padres religiosos e diocesanos concelebraram a missa, que foi presidida pelo bispo Dom Jacinto Inacio Flach.

Na ocasião, com as mãos segurando suas estolas, símbolo dos ministros ordenados, os padres fizeram a renovação de suas promessas sacerdotais. “Nossa estola é o símbolo do amor a Deus, seu povo e a Igreja”, disse o bispo. O Bispo destacou ainda o serviço dos padres, que mesmo com tantos desafios durante a pandemia, seguiram dedicados à missão de evangelizar. Na solene celebração, Dom Jacinto também recordou que, pela segunda vez, o momento sagrado acontece sem a participação do público, ressaltando que “estamos todos unidos em oração e no amor de Deus”.

Em sua homilia, o bispo da Diocese de Criciúma falou da importância da celebração e da missão sacerdotal. “O ministério sacerdotal é a escolha de Deus para que alguns de seus filhos possam continuar diretamente a missão de Cristo na terra. Renovando as promessas da nossa ordenação, renovamos também o nosso trabalho, a nossa missão única na terra que faz acontecer os sacramentos, muito especialmente a eucaristia da qual celebramos hoje a sua instituição por Cristo”, disse o epíscopo recordando a espiritualidade de São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes. “O maior e melhor presente que o bom Deus envia sobre a terra é um bom padre”. O Bispo destacou ainda o serviço dos padres, que entregam sua vida pelo amor a Deus e rezou a todos os idosos e doentes.


Durante a solenidade, foram abençoados os óleos do Batismo e da Unção dos Enfermos e consagrado o óleo do Crisma. Três grandes vasos contendo os santos óleos foram levados até o altar. O óleo dos Enfermos foi levado pelo diácono Tiago Marcelino Comin; o óleo do Batismo foi levado pelo também diácono, Marciel Rosa da Silva e óleo do Crisma, pelo diácono Anderson Cardoso. A este último foi adicionada uma essência, significando o bom perfume que o crismando deve exalar após a confirmação de sua fé. Obedecendo o rito, o mesmo óleo recebeu, por último, o sopro dos lábios do Bispo, representando a presença do Espírito Santo. Ao final da missa, o vigário auxiliar da Catedral e também Coordenador de Pastoral diocesano, Padre Jonas Emerim Velho, agradeceu a presença e a colaboração de todos.

SETOR DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança