• Santos Óleos são abençoados em Araranguá

Santos Óleos são abençoados em Araranguá

29 Mar, 2018 13:33:00 - Variedades

Araranguá (SC)

Na noite desta quarta-feira santa, 28, a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá, acolheu mais de 1,5 mil fiéis de toda a Diocese de Criciúma, que participaram da Missa do Crisma, com a tradicional bênção dos santos óleos. A solene celebração foi presidida pelo Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada por cerca de 60 padres diocesanos e religiosos.

Na ocasião, representantes da Pastoral do Batismo levaram até o altar o óleo dos catecúmenos; ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, idosos e profissionais da área da saúde pública levaram o óleo da unção dos enfermos, e o diácono Samuel Pirola, acompanhado por jovens crismandos, levou o óleo do santo Crisma.

Em sua homilia, Dom Jacinto falou da importância e do sentido da celebração diocesana e sua ligação com o tema da Campanha da Fraternidade. “Para mim, é um dos momentos mais importantes do ano, quando toda a Diocese se faz presente. Este momento tão sagrado, onde nós também preparamos os santos óleos que durante o ano serão usados para os sacramentos. Ouvindo as leituras e tendo presente o tema da Campanha da Fraternidade, somos chamados a construir um mundo de paz, de fraternidade, pois somos todos irmãos e irmãs em Cristo. E é justamente pelo Batismo que somos, em Cristo, tornados filhos e filhas de Deus (...) Os santos óleos abençoados vão ser usados durante todo o ano, para ungir os novos filhos e filhas, para que se tornem irmãos e irmãs em Cristo conosco, que a Campanha da Fraternidade tanto insistiu neste ano. Somos irmãos e irmãs. Se não partirmos deste princípio, nada irá justificar o resto”.

Em sua reflexão, ainda, Dom Jacinto exortou a todos para que conservem seu amor à Igreja, como membros do corpo místico de Cristo, mesmo diante de notícias que escandalizam e convidou-os à oração para que tudo seja esclarecido. “O crisma nos envia em missão onde também é muito importante dar o testemunho (...) Seja na primeira leitura de hoje ou também no Evangelho, esta é a resposta para a humanidade, esta é a resposta que todo coração espera e busca, em Jesus: Ele é que abre nossos olhos, Ele deve abrir nossos ouvidos, Ele deve ser a resposta de tudo aquilo que está no íntimo de nosso coração”, acrescentou o epíscopo.

O Bispo destacou ainda o serviço dos padres, que entregam sua vida pelo amor ao Reino que Deus os confiou e pediu a oração do povo, para que sejam perseverantes e fiéis em sua missão. Na celebração, Dom Jacinto também dedicou sua oração a todos os idosos e doentes que não puderam estar presentes na missa.

Os presbíteros fizeram a renovação de suas promessas sacerdotais e, ao final da missa, receberam a oração de leigos e religiosas, que impuseram as mãos, pedindo a bênção de Deus sobre eles. O pároco, padre Alírio Leandro, convidou os colegas de sacerdócio a dirigirem a bênção sobre os leigos e manifestou a alegria da expectativa da comunidade paroquial, que neste ano celebra 170 anos de evangelização, pela elevação, no dia 04 de maio, da igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens a Santuário Diocesano. “Somos uma geração muito feliz, contente. Há peregrinação aqui, nesta casa de Deus, todos os dias. Todos os dias nós recebemos uma história de fé. A imagem da Mãe dos Homens está entre nós há 146 anos (...) Uma mãe que cuida muito dos seus filhos aqui e tem devotos espalhados por todo o Brasil”, enfatizou o pároco, que agradeceu ao Bispo pela graça do decreto de elevação. Na oportunidade, o padre também convidou todos para a inauguração do centro de pastoral paroquial, que acontecerá no dia 22 de abril, fruto da inteira colaboração do povo de Deus.

A bênção final foi recebida com a participação dos delegados paroquiais que adentraram, em procissão, até o presbitério, portanto as caixinhas com os santos óleos que serão utilizados pelas paróquias durante o ano todo. O Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Joel Sávio, fez a apresentação e agradeceu pela acolhida da Paróquia. 


TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE