• Santiago Mendonça viaja aos Estados Unidos para 'treino de luxo' e participação no Ironman Havaí

Santiago Mendonça viaja aos Estados Unidos para 'treino de luxo' e participação no Ironman Havaí

01 Out, 2018 17:33:55 - Esporte

Criciúma (SC) 

Recuperado de uma queda de bicicleta, o criciumense Santiago Mendonça embarca para o Havaí nesta quinta-feira, dia 4, para participar da organização da 40ª edição do Ironman Havaí. A maior competição da modalidade acontece no dia 13 de setembro e reúne os melhores atletas do mundo em uma disputa de 3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros de ciclismo e 42 quilômetros de corrida. 

O aniversário de 40 anos da competição é simbólico. E como não obteve a classificação para participar da competição, Mendonça se inscreveu como voluntário para contribuir na organização. “A prova no Ironman  não é só a prova em si, mas ela tem uma semana que antecede, com curiosidades que acontecem no Havaí e que o pessoal gosta de saber. Como a prova tá completando 40 anos, eu não queria ficar de fora disso”, conta. 

Mesmo sem índice para o Ironman, ele deverá competir em uma prova paralela no dia 7, que envolverá 10 quilômetros de corrida. Prova que, segundo ele, é mais um treino de luxo em preparação para o Mundial da Argentina, no início de novembro. “É o meio Iroman na Argentina, que é classificatório para o Mundial na França, no ano que vem. Esse é o meu maior objetivo para o segundo semestre”, explica. 

Em busca da melhor condição 

No dia 16 de junho, Mendonça sofreu uma queda de bicicleta enquanto treinava na Via Rápida. Acabou batendo em algo no chão, a mão escapou do guidom e provocou a queda em cima de tachões sinalizadores da rodovia.  

O acidente foi responsável por uma escápula e sete costelas quebradas, 20% do pulmão inflamado e a necessidade de constante observação de um rim. Em 30 dias já estava recuperado e voltando a pedalar. “A minha recuperação foi muito rápida, os médicos ficaram surpresos com a velocidade da recuperação. O fato de ser atleta, de cuidar da alimentação e ter o corpo de treinado foram importantes. Um mês depois já estava pedalando dentro de casa, destreinado, mas aos poucos já fui melhorando”, observa.  

Na última semana, ele conquistou o primeiro título após o acidente. Em uma prova de 10km de corrida, na cidade de Araranguá, terminou em primeiro. “Quanto a recuperação, estou 100%. Agora é aos poucos retomar o condicionamento que estava antes da queda. E isso vai levar mais um tempinho. Aos poucos estou encaixando de novo os treinos porque no dia 4 de novembro é o grande objetivo do semestre. Preciso ficar entre os 10 primeiros da minha categoria (35 a 39 anos)”, projeta.      

Distâncias: 

Meio Ironman  

1.9 km de natação 

90 km de ciclismo 

21 km de corrida 

Ironman  

3,8 km de natação 

180 km de ciclismo 

42 km de corrida 

Triathlon olímpico 

1,5 km de natação 

40 km de ciclismo 

10 km de corrida

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 




REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Publicações relacionadas
    WARNING [2] PDOStatement::execute(): SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'treino%' ) ) OR ( TITULO_POS like ( '%de%' ) ) OR ( TITULO_POS like ( '%' at line 1
    /home/storage/0/60/27/jinews/public_html/system/Model.php[348]
coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE