• Santa Rosa de Lima sedia evento de observação de arapongas

    Festival Caminho da Araponga acontece do dia 15 até 19.

Santa Rosa de Lima sedia evento de observação de arapongas

13 Nov, 2017 14:02:35 - Geral

Santa Rosa de Lima (SC)

Graças à vinda das baleias francas para o Litoral Sul catarinense nesta época do ano, a região desponta como um forte polo turístico na observação de vida selvagem. Tanto que o Sebrae/SC, idealizador do projeto Rota da Baleia Franca, visa apoiar outras iniciativas semelhantes. Uma delas é o 1º Festival Caminho da Araponga, o qual acontece no município de Santa Rosa de Lima, no extremo Sul catarinense, do dia 15 até 19.

Com o nome científico de Procnias nudicollis, a araponga, também conhecida como guiraponga, uiraponga, ferreiro e ferrador, é a ave-símbolo do estado de Santa Catarina. Já foi muito caçada e, hoje, é considerada uma espécie ameaçada na fauna catarinense, porém, ainda é bastante encontrada em Santa Rosa de Lima, devido a diversidade vegetal do município.

“Hoje em dia, a observação de vida selvagem, principalmente a de pássaros, é um dos segmentos de turismo que mais cresce no mundo. O Sebrae já atua de forma bastante intensa no litoral, com a chegada das baleias, mas pode levar esse apoio para outras regiões, outros municípios onde exista uma fauna silvestre diversificada”, destaca o coordenador de Turismo do Sebrae/SC, Alan Claumann.

O presidente da Associação Florianopolitana dos Observadores de Aves (Afoa), Carlos Eduardo Nascimento, afirma que Santa Rosa de Lima possui uma grande diversidade vegetal e animal. “No caso das arapongas, elas começam a ir para o município em outubro e ficam até fevereiro, esse é o período de reprodução e é quando elas mais cantam porque os machos usam o canto, o voo e a plumagem para atrair as fêmeas”, explica Nascimento.

Segundo ele, o canto bastante alto da araponga é realmente o que mais atrai os observadores de aves, cuja prática também é conhecida comobirdwatching. O gerente de Recursos Humanos do Sebrae/SC, Marcondes da Silva Cândido, também é “passarinheiro”, como eles costumam se chamar, e defende que a atividade, além de gerar negócios, ainda colabora com a preservação do Meio Ambiente.

“Sabemos que muitas pessoas tinham como hobby ter passarinhos em casa, engaiolados, mas isso está diminuindo cada vez mais. Elas estão tendo mais consciência e o turismo de observação de aves tem colaborado também. Agora, o hobby é observar, fotografar e catalogar as espécies encontradas”, ressalta Cândido. Inclusive, os praticantes fazem das fotografias uma coleção pessoal e existe até uma disputa para ver quem possui mais registros.

Com tudo isso, Claumann reforça a importância de projetos de incentivo à observação de vida selvagem, já que os adeptos investem em equipamentos e viagens para diferentes lugares, mas nem sempre encontram uma boa estrutura ou o evento é bem divulgado.

“É nesse aspecto que entram as consultorias do Sebrae. Com a vinda de observadores e outros turistas, é preciso pensar em vários aspectos, como hospedagem, transporte, alimentação e comércio ligados ao segmento. Nosso objetivo é fomentar o turismo, fazendo isso da melhor forma possível e com retorno positivo para ambas as partes: o turista e o empreendedor”, finaliza o coordenador de Turismo do Sebrae.

Programação

O 1º Festival Caminho da Araponga terá saídas guiadas para a observação de arapongas, palestras com especialistas, visitas em escolas e confraternização com harmonização de cervejas artesanais. Inscrições podem ser feitas através do site https://afoasc.wixsite.com/araponga. Confira abaixo a programação completa:

Quarta-feira, dia 15
09:00 – Abertura e café na Pousada Doce Encanto; Autoridades / Palestra com Carlos Nascimento, da Afoa (gratuito);
12:00 – Almoço na Pousada Doce Encanto;
15:00 – Saída guiada para a comunidade de Santa Bárbara (gratuito);
20:00 – Harmonização com cerveja artesanal na Pousada Cantinho da Família.

Quinta-feira, dia 16
06:00 – Café nas pousadas;
07:00 – Saída guiada da Pousada Doce Encanto para a comunidade de Santa Bárbara (gratuito);
12:00 – Almoço na Pousada Vitória.

Sexta-feira, dia 17
06:00 – Café nas pousadas;
09:00 – Palestra com Carlos Nascimento, da Afoa, para alunos de 10 a 14 anos no Salão Velho (gratuito);
12:00 – Almoço na Pousada Chalé Assing;
15:00 – Visita a produção de orgânicos e café da tarde nas propriedades;
Noite – Palestra com Carlos Nascimento, da Afoa, para alunos do Ensino Médio e a comunidade no Salão Velho.

Sábado, dia 18
06:00 – Café nas pousadas;
07:00 – Saída guiada da Pousada Doce Encanto para a comunidade de Santa Bárbara (gratuito);
12:00 –  Almoço na Pousada Sítio Cristine;
15:00 – Palestra “Conhecimento das aves de Santa Catarina – do século XVI ao século XXI”, com a bióloga Lenir Alda do Rosário (gratuito);
18:00 – Palestra “Novos Horizontes na Fotografia de Aves – dicas e técnicas”, com o professor e fotógrafo João Quental (gratuito).

Domingo, dia 19
06:00 – Café nas pousadas;
07:00 – Saída guiada com Carlos Nascimento, da Afoa, na Pousada Doce Encanto e o dia livre.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTOS/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança