• Santa Catarina investe no desenvolvimento da apicultura

Santa Catarina investe no desenvolvimento da apicultura

19 Set, 2017 11:19:40 - Economia

Santa Catarina

Esta terça-feira (19) será dedicada ao fortalecimento da apicultura em Santa Catarina.  Em um mesmo dia será inaugurada a nova sede da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC), haverá uma tarde de palestras na Assembleia Legislativa (Alesc) e o lançamento do Sistema de Monitoramento Apícola (APIS On-line).  Por fim, acontecerá uma sessão solene no plenário Osni Régis, na Alesc, em homenagem ao associativismo apícola catarinense.

Hoje Santa Catarina conta com quase nove mil apicultores, que na safra 2016/17 produziram oito mil toneladas de mel, um recorde para o estado. A produção catarinense girou em torno de 25Kg por colmeia, enquanto no Brasil essa média fica em 10Kg por colmeia. Essa diferença pode ser explicada pela combinação das condições climáticas, o trabalho dos apicultores e o forte trabalho de assistência técnica da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Inauguração da nova sede         

A FAASC ganha uma nova sede nesta terça-feira. A estrutura localizada na Rodovia Vergílio Várzea, nº 2554 – Saco Grande II terá 130 metros quadrados para atender a demanda da apicultura catarinense. A solenidade de inauguração está programada para as 11h e os apicultores e autoridades serão recebidos com um café com mel a partir das 10h.

Seminário Clima x Abelhas


No período da tarde, os apicultores se dirigem para a Assembleia Legislativa onde participam de um seminário técnico sobre a interferência do clima na produção de abelhas.

O ciclo de palestras será aberto às 14h30min, com o tema previsão meteorológica X apicultura, que será abordado pelo agrometeorologista Marcio Sônego, pesquisador Estação Experimental da Epagri em Urussanga. O encerramento é feito às 16h30, trazendo os fatores que interferem na produtividade de mel.

Lançamento Sistema de Monitoramento Apícola

A Epagri aproveitará o dia dedicado à apicultura e fará o lançamento do Sistema de Monitoramento Apícola (APIS On-line), um conjunto de tecnologias destinadas a coletar dados ambientais e gerar informações para apoiar a produção de mel no território catarinense. Esse é o primeiro sistema desta natureza desenvolvido no Brasil, e será apresentado às 16h, na Assembleia Legislativa, como parte do evento da FAASC.

O Sistema de Monitoramento Apícola é composto por uma plataforma digital (http://ciram.epagri.sc.gov.br/apicultura/) que reúne informações relacionadas ao setor. A plataforma é colaborativa e caberá a cada produtor cadastrar os dados de seu apiário. Esses dados são disponibilizados em forma de mapa, onde, com um clique, o consumidor poderá saber onde comprar o produto que deseja, na região de seu interesse.

O site também vai contar com o link Floração. Ali estão descritos os tipos de plantas existentes no estado e as datas esperadas de sua floração. O grande diferencial da plataforma é o link Monitoramento. Lá estarão disponíveis as informações coletas nas colmeias conectadas a estações agrometeorológicas que medem chuva, molhamento foliar, temperatura e umidade relativa do ar. Esses dados se unirão aos medidos pela estação agrometeorológica e serão transmitidos automaticamente e em tempo real para o banco de dados da Epagri/Ciram, em Florianópolis, e inseridos no sistema.

Após um ano de avaliação a Epagri/Ciram poderá emitir, a partir da plataforma, avisos específicos aos apicultores. Com base na previsão do tempo eles serão alertados sobre que providências podem tomar para evitar queda na produção. A plataforma também vai formar um banco de dados histórico com informações de épocas floradas e os dados coletados pelas unidades de monitoramento apícola.

Além da plataforma colaborativa e o do monitoramento, o sistema se completará com o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivo móveis a ser usado pelos apicultores. Além de ver os dados disponíveis no site, o produtor poderá interagir com o aplicativo, por exemplo, fotografando e informando ao sistema sobre uma florada antecipada ou tardia.

Homenagem

Às 19h começa uma sessão solene na Alesc em homenagem ao associativismo apícola e entidades com expressiva atuação no setor apícola no Estado. Na ocasião, além da FAASC e suas associações filiadas, serão homenageadas as entidades que prestam serviços de assistência e fomento aos apicultores: Epagri, Senar, Sebrae, UFSC, Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e a Fundação do Banco do Brasil.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTOS/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE