• Santa Catarina ganha o reforço de 138 agentes e 57 delegados

Santa Catarina ganha o reforço de 138 agentes e 57 delegados

27 Nov, 2017 10:10:20 - Segurança

Santa Catarina

Santa Catarina ganha a partir de segunda-feira, 27, mais um reforço na área da Segurança Pública, com o ingresso de 195 novos profissionais (138 agentes de Polícia Civil e 57 delegados).  A cerimônia de formatura será realizada nesta segunda-feira, dia 27, no Teatro Pedro Ivo, às 10h,  em Florianópolis. Os profissionais irão atuar nas 30 delegacias regionais e nas diretorias de polícia. Em 15 dias os policiais começam a trabalhar em suas lotações, já para início da Operação Veraneio.

Desde 2011 foram efetivados pelo Governo do Estado 1.336 novos policiais civis. Com a formação destes policiais, a Instituição Polícia civil passa a contar com 3.282 policiais civis efetivos distribuídos nos cargos de delegados (442), agentes (2.248), escrivães (519) e psicólogos policiais (73).  

O governador Raimundo Colombo disse que o reforço vem ao encontro de um anseio da sociedade por mais segurança. “Santa Catarina recebe novos agentes, que agora treinados e habilitados estão prontos para proteger a população em todas as regiões do Estado. A inteligência destes novos profissionais nos quadros da polícia civil, que chegam às delegacias com uma formação diferenciada, serão fundamentais para atender às demandas da população”, destacou Colombo.

O grupo iniciou a formação há cinco meses e passou por treinamentos teóricos e práticos na Academia da Polícia Civil (Acadepol), em Florianópolis. O diretor da Acadepol, delegado Laurito Akira Sato informou que os novos profissionais receberam treinamento técnico, jurídico, operacional e tático.

“Com certeza, não só no contexto social, mas também da segurança pública, a contribuição deles será muito grande. Eles estão saindo com uma especialização nunca vista em relação às tecnologias aplicadas à investigação. Saem prontos para atuar em todas as demandas. É um marco para a história  da Polícia Civil, justamente por passar informações que anteriormente se achava de cunho específico e hoje foram abertas para todos os níveis de atuação e formação”, explicou Akira.

Para o secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, a recomposição e a melhoria do contingente vem sendo feita no governo Colombo. “Nestes seis anos de gestão, a área da Segurança Pública recebeu um acréscimo de mais de 7 mil servidores distribuídos entre as instituições que compõem o sistema da SSP”, afirmou.

“No final do ano passado tivemos a formatura de 420 agentes e um grande número de delegados de polícia, que também já foram distribuídos nas 30 regiões. Estamos levando em consideração, critérios técnicos, como taxas de homicídio e dos índices de criminalidade para fim de que houvesse uma distribuição harmônica entre todas as regiões policiais desse efetivo que se formou no ano passado”, salientou o delegado geral da Polícia Civil, Artur Nitz.

Os formandos

Carolina Quintana Guedes, de Florianópolis, vai atuar como delegada de polícia e relatou que a formatura é a realização de um sonho. “Sempre almejei essa função. São muitos os atributos que me atraem na Polícia Civil, desde zelar pela qualidade de vida, garantir a segurança do cidadão catarinense. É uma missão nobre e acredito que posso fazer muito pelo Estado”.

“Minha vontade é de servir a população. Dentro da área da Segurança ser delegado sempre foi meu objetivo. Estes cinco meses na Acadepol foram intensos, as aulas foram muito boas. Estamos preparados e com muita vontade de prestar atendimento à população da melhor forma possível”, salientou Ricardo Maurino Melo, que terá o cargo de delegado.

A nova agente de Polícia Civil, Rosemere Barros Cipriano, disse que os meses de treinamento na Acadepol foram muito bem aproveitados para fazer agora realizar os trabalhos, além de criar laços de amizades. “Na verdade formamos uma família entre professores e alunos e por isso hoje afirmamos, essa família começa na Acadepol”.

Priscila Vales Mesquita veio de Brasília e prestou concurso para agente. Ela contou que foi muito bem recebida e sai da academia sabendo do seu dever com a sociedade. “Aqui é a realização de um sonho, mas ainda pretendo continuar estudando e passar para delegada. Estou muito feliz em Santa Catarina”.

Vinicius Ritterbuch lembrou que a vontade de atuar na Polícia Civil começou ainda quando era estagiário na delegacia de Frederico Westphalen, no Norte do Rio Grande do Sul. “Encerro aqui um ciclo, estudei e me qualifiquei. Após uma preparação árdua, deste concurso de alto nível, consegui realizar meu objetivo e vou trabalhar muito para proteger a população nesta área que tanto necessita”.

Formatura:
Quando: 27/11 
Horário: 10h
Local: Teatro Pedro Ivo, na SC-401, em Florianópolis

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/JAMES TAVARES

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE