• Santa Catarina é referência em inovações para arroz irrigado

Santa Catarina é referência em inovações para arroz irrigado

25 Nov, 2016 13:54:34 - Geral

Itajaí (SC)

Santa Catarina tem centro de referência em inovação agrícola. Com 40 anos de história, a Estação Experimental da Epagri de Itajaí se destaca em pesquisas para arroz irrigado, bananicultura, citricultura, olericultura, plantas bioativas, palmáceas e meio ambiente. Também trabalha para o melhoramento genético de peixes como o jundiá e a tilápia. Durante o Dia de Ação de Governo, nesta quinta-feira, 24, o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, e o secretário executivo da ADR de Itajaí, Gaspar Laus, conheceram os principais projetos e inovações desenvolvidos na Estação.

Com 71 funcionários, sendo 21 pesquisadores, a Estação Experimental de Itajaí responde por 30% de todas as tecnologias geradas pela Epagri e já desenvolveu 29 cultivares de arroz, oito de hortaliças e uma seleção de banana, todas disponibilizadas para as cadeias produtivas e com expressivo impacto na agricultura catarinense. O gerente da unidade, José Alberto Noldin, explica que as cultivares produzidas na Estação são utilizadas em todo o país, no Rio Grande do Sul, por exemplo, 10% da área plantada de arroz utiliza variedades desenvolvidas na Epagri. “Nós não trabalhamos apenas para Santa Catarina, nós atendemos todo o Brasil. E só conseguimos isso porque temos uma equipe dedicada e muito comprometida”, afirma.

Entre as novidades estudadas na Estação Experimental está o desenvolvimento de uma espécie de jundiá e de tilápia mais resistentes ao frio e que ganhem mais peso ingerindo menos ração. Na área de fruticultura, os pesquisadores acabam de lançar um cultivar de banana mais resistente a doenças. A banana Belluna tem outras características importantes: tem menos carboidratos e um valor calórico menor. “Nós dizemos que a banana Belluna é um tipo de banana fitness”, comenta Noldin.

Segundo o secretário Sopelsa, o trabalho realizado na Estação Experimental de Itajaí se reflete na produção e na produtividade catarinense. “Essa agricultura diversificada faz de Santa Catarina uma potência do agronegócio e a presença da Epagri no desenvolvimento de tecnologias é fundamental para que possamos continuar produzindo alimentos de qualidade”, afirma.

Referência em pesquisa e inovação, a Estação Experimental conta com dez laboratórios, tendo o único núcleo público de melhoramento de tilápia do Brasil. Os técnicos da unidade ministram ainda cursos profissionalizantes e palestras a agricultores e estudantes

Maricultura

O Dia de Ação de Governo iniciou com a visita do secretário da Agricultura às fazendas marinhas demarcadas em Penha, num projeto pioneiro do Governo do Estado de Santa Catarina. São 69 áreas demarcadas no município, grande produtor de mariscos.

Com 572 maricultores, Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos, com 20.438 toneladas comercializadas em 2015. Esse volume de produção gerou uma movimentação financeira bruta estimada em R$ 78,8 milhões no estado. A maricultura envolve 2.315 empregos diretos e os produtores estão distribuídos em 12 municípios do litoral catarinense, entre Palhoça e São Francisco do Sul.

Dia de Ação de Governo

O Dia de Ação de Governo é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos com a colaboração das secretarias centrais. Diferentes secretários de Estado e presidentes de órgãos do governo visitarão as sedes de Agências de Desenvolvimento Regional (ADR) – cada secretário visitará uma agência, onde poderá conhecer obras, escolas, hospitais e outras instituições comunitárias. O objetivo é aproximar o governo central às demais regiões do Estado, disseminando a descentralização e compartilhando informações com as pessoas e entidades municipais, e ao mesmo tempo conhecer novos anseios de cada localidade.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE