• Sandro Serafim reafirma protocolo de Geminação em Portugal

Sandro Serafim reafirma protocolo de Geminação em Portugal

24 Mai, 2019 16:06:23 - Geral

Lages das Flores (Portugal)

Em 2016, Içara recebeu uma comitiva açoriana para a primeira assinatura do Protocolo de Geminação com Lages das Flores. Esta semana, uma comitiva de Içara retribuiu a visita à cidade, que fica no Arquipélago de Açores/ Portugal. O vice-prefeito Sandro Serafim, o presidente do Legislativo Içarense Rodrigues Mendes e demais representantes de Içara foram recepcionados na sessão solene pelo presidente da Câmara Municipal (equivalente a prefeitura) Luis Maciel, presidente da Assembleia Municipal (equivale a Câmara de vereadores) Paulo Régis, e demais autoridades do Município, para assinatura do Protocolo.

“É um marco histórico em nossa cidade que valorizan a cultura açoriana. Sem dúvidas, o que mais nos aproxima com o povo daqui é esse calor humano. Essa geminação ainda dará muitos frutos para essa para as próximas gerações. Nossa cidade está em crescente crescimento econômico. Ao reafirmar este protocolo, também crescemos pois teremos muitas trocas científicas, culturais e econômicas voltados principalmente ao turismo. Deixo aqui o abraço do prefeito Murialdo e de todos os cidadãos içarenses. A acolhida em nossa cidade sempre será fraterna, e estamos sempre de portas abertas para recebe-los”, colocou o vice-prefeito, durante a solenidade de assinatura, realizada na noite de ontem.

A escritora e historiadora Elza de Melo Fernandes, apresentou na solenidade um histórico do trabalho realizado como forma de resgatar a etnia no Município, seja por meio da dança, da criação do Grupo Açor e por pesquisas.  “Me deram a chance de resgatar a nossa história por meio de um livro. O prefeito na época, o adotou como livro do Município, para o ensino e concursos. Passamos a integrar também o Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina, depois qualificamos todas as pesquisas de forma cientifica em uma dissertação de mestrado. Levei para nosso Município a informação de que éramos sementes açorianas, mas geminadas aqui no arquipélago de Açores. Hoje estamos aqui reafirmando a protocolo assinado em 2016”, enfatizou.

“Saímos daqui muito orgulhosos e felizes, a simplicidade desse povo foi o que mais me deixou feliz. Estamos levando muitos exemplos, principalmente na parte ambiental e resíduos, para tentarmos aplicar em Içara. Já estamos caminhando na parte da coleta seletiva, e os exemplos vistos aqui, com certa servirão como inspiração para nosso Município ”, completou o presidente do Legislativo Rodrigo Mendes.

“Antes da cerimônia, participamos da procissão do Espírito Santo, assistimos à missa, em seguida foi realizado o hasteamento das bandeiras, e a cerimonia na Câmara Municipal. Logo após uma janta típica, "Sopas do Espírito Santo”, foi uma experiência extremamente enriquecedora”, conta a professora de música da FMCE, que acompanha a comitiva, Lislaine Custódio.  O vice-prefeito Sandro Serafim retorna ao Município no domingo, dia 26. 

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE