• SAMU de Criciúma será treinada para o serviço aeromédico

SAMU de Criciúma será treinada para o serviço aeromédico

21 Mai, 2018 10:18:56 - Geral

Criciúma (SC)

O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, levou até a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Criciúma nesta sexta-feira, 18, o gerente-geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), tenente-coronel João Batista Cordeiro Júnior, e o coordenador médico estadual do SAMU, Dr. André Motta Ribeiro, para dar continuidade à proposta de implantação do serviço aeromédico no Sul do Estado.

A ideia de utilizar o helicóptero do Serviço Aeropolicial (SAER) já havia sido explanada ao secretário pelo comandante do SAER em Criciúma, delegado Gilberto Mondini, em encontro em Florianópolis na última terça-feira, 15.

Agora, ficou definido que equipe médica do SAMU em Criciúma será treinada para atuar no helicóptero, a fim de que possa fazer o atendimento primário a vítimas de acidentes, ou seja, o primeiro atendimento. Atualmente, a aeronave do SAER é utilizada na área da Saúde apenas para transferências de pacientes em estado grave entre hospitais, quando por terra a demora representaria risco de morte.

Ainda não há previsão de quanto tempo vai durar o treinamento, mas, a intenção é de que, assim que concluído, a equipe já possa embarcar com o SAER quando acionada para acidentes com casos mais urgentes. “Estamos construindo um procedimento padrão para realização desta parceria com o SAER”, ressaltou o gerente-geral do SAMU.

O secretário Acélio Casagrande lembrou que o momento no governo é de otimização dos serviços, ou seja, mais serviços com menos custo. “O governador Eduardo Pinho Moreira abraçou a proposta do serviço aeromédico no Sul e vamos concretizar”, salientou.

Segundo o delegado Gilberto Mondini, o ideal é que em Criciúma funcione como em Chapecó, onde as equipes de Segurança e Saúde trabalham de forma integrada. “Não queremos nada mais do que já existe nas outras regiões. A equipe do SAER aqui é a mesma que trabalha tranquilo com a equipe médica em Chapecó”, sublinhou.

Em Chapecó a aeronave fica sempre preparada com os equipamentos médicos, pois é mais fácil configurá-la para o modo policial quando necessário.

Participaram também da reunião na ADR o secretário-executivo Regional de Criciúma, João Fabris; o deputado federal Ronaldo Benedet; o vereador de Criciúma, Tita Belloli; o gerente Regional de Saúde, Fernando de Fáveri; e o vereador de Morro da Fumaça, José Carlos Bortolin, o Calita.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal