• Sala de Aula Invertida inicia atividades da Formação Continuada da Unesc

    Professores se colocaram na posição de alunos durante encontro nesta segunda-feira

Sala de Aula Invertida inicia atividades da Formação Continuada da Unesc

10 Fev, 2020 16:13:47 - Educação

Criciúma (SC)

A Sala de Aula Invertida, também conhecida como flipped classroom foi tratada na Unesc na manhã desta segunda-feira (10/2). Em uma simulação da realidade, os professores se colocaram na posição de alunos e conferiram na prática como funciona esse processo de aprendizagem. A atividade foi ministrada pelas professoras da Unesc, Juliana Lora e Thais Fernandes e marcou o início dos encontros da Formação Continuada de Docentes 2020, que seguem até esta sexta-feira (14/2).

A ideia da Sala de Aula Invertida é que o aluno tenha contato com o conteúdo antes do dia da aula e que chegue ciente do assunto a ser trabalhado e faça discussões sobre o tema com os colegas e o professor, tirando dúvidas com o professor e construindo atividades em grupo, por exemplo.

Nesta segunda-feira, os professores estiveram no Laboratório de Farmacotécnica e Cosmetologia e desenvolveram atividades como acadêmicos da quinta fase do curso de Farmácia. Divididos em grupos, eles, que já tinham recebido o conteúdo previamente como orienta a metodologia da Sala de Aula Invertida, debateram o assunto, responderam questionários sobre o tema e tiraram as dúvidas. Depois, se vestiram segundo as normas de boas práticas para produzir em laboratório um creme gel. “A proposta é que os docentes se coloquem na posição de alunos e percebam diversos pontos que envolvem a relação professor e estudante e a aprendizagem de forma ativa”, afirma Juliana.

Antes do início da atividade os participantes receberam as boas-vindas da assessora Pedagógica da Diretoria de Ensino de Graduação, Ioná Bez Birolo. Segundo ela, a Formação Continuada tem o objetivo de dialogar e fazer refletir sobre as práticas docentes. O Programa de Formação Continuada é uma realização da Pró-Reitoria Acadêmica, juntamente com a Diretoria de Ensino de Graduação, Assessoria Pedagógica, Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

A abertura oficial da Formação Continuada de 2020 ocorrerá nesta terça-feira (11/2), às 19 horas, com a presença do presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Curi. O evento ocorrerá no Auditório Ruy Hülse.

Confira aqui a programação: https://www.formacaocontinuada.net/agenda

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE