• Saídas de esgoto irregulares começam a ser lacradas

    Trabalhos iniciaram no bairro Comerciário, em residência localizada na área de abrangência da microbacia do Rio Criciúma

Saídas de esgoto irregulares começam a ser lacradas

27 Out, 2016 15:08:41 - Geral

Criciúma (SC)

Cumprindo ordem do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a Prefeitura de Criciúma iniciou nesta quinta-feira (27) o trabalho para lacrar conexões de esgoto irregulares em residências e estabelecimentos comerciais localizados na área de abrangência da microbacia do Rio Criciúma. O primeiro serviço ocorreu no bairro Comerciário.

Mais saídas irregulares de esgoto serão lacradas a partir desta sexta-feira (28). “Cumprimos todo o processo determinado pelo Tribunal de Justiça e, com o prazo esgotado e depois de notificar os moradores, começamos a lacrar as conexões clandestinas da rede de esgoto sanitário”, explica o gestor executivo do Fundo Municipal de Saneamento Básico (Funsab), Carlos Alberto Barata.

Proprietários de imóveis na região central da cidade devem conectar o esgoto sanitário à rede coletora implantada pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Em Criciúma, aproximadamente 300 propriedades geram danos ao meio ambiente devido às irregularidades no sistema de esgotamento sanitário. 

“Este é um problema de saúde pública. O cidadão precisa ter a consciência de que resíduos e dejetos estão sendo descartados no Rio Criciúma e prejudicando a cidade e também a região carbonífera”, afirma Barata. Com a conexão de esgoto lacrada, efluentes sanitários voltam à própria moradia.

Se Liga da Rede

O trabalho para orientar a comunidade sobre a necessidade de evitar conexões clandestinas e fazer a ligação de esgoto à rede coletora iniciou em 2015, através do programa Se Liga Na Rede, desenvolvido pela Casan e pela Prefeitura de Criciúma. Mais de 10 mil conexões clandestinas foram mapeadas na cidade. 

“Técnicos da Tec Civil visitaram as residências que apresentaram o problema e deram prazos para o proprietário regularizar. Os casos que não foram resolvidos pelos moradores foram encaminhados à Vigilância Sanitária, que autuou e, a partir de hoje, vai lacrar as ligações irregulares”, ressalta Barata. 

Somente moradores da região central de Criciúma devem fazer a ligação de esgoto à rede coletora da Casan.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE