Saiba como identificar e tratar a contratura muscular

03 Abr, 2017 17:39:33 - Geral

Chapecó (SC)

As contraturas musculares podem afetar várias partes do corpo como, por exemplo, pescoço, cervical, coxa, panturrilha e glúteo. Normalmente, aparecem depois da prática de determinado exercício físico intenso, após uma noite mal dormida ou por excesso de tensão no corpo causada por preocupações ou estresse. Também é comum em pessoas que trabalham na mesma posição por muito tempo e que não praticam atividade física de forma regular.


 O médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, explica que o problema ocorre quando o músculo contrai de maneira incorreta e não volta ao seu estado normal de relaxamento. Costuma causar dor, desconforto, dificuldade de esticar e limitação dos movimentos. Na maioria das vezes, a contratura muscular é sentida ao colocar a mão sobre o músculo que permanece mais dolorido e duro, semelhante a um caroço.


O tratamento, segundo Reichmann, pode ser feito em casa e inclui tomar banho de água bem quente, utilizar uma bolsa de água quente ou toalha úmida aquecida na região dolorida por cerca de 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia, além de fazer massagem na região com movimentos circulares, usando um hidratante ou óleo relaxante. Outras medidas incluem alongamentos que possibilitem esticar e exercitar o músculo afetado, pois embora estes alongamentos possam inicialmente causar alguma dor, ajudarão a aliviar a tensão na região da contratura, auxiliando no relaxamento do músculo.


Reichmann destaca, ainda, que quando houver muita tensão muscular e as contraturas forem recorrentes pode-se recorrer ao uso de remédios para relaxar os músculos. Porém, se a contratura permanecer e a dor e os sintomas persistirem durante mais de sete dias, a recomendação é procurar um médico, pois poderá existir uma contratura mais grave que necessita de acompanhamento médico e fisioterapia.


TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE