• Safra da uva Goethe promete ter aumento de 70% para 2017

    Produtores comemoram a boa safra com a Festa da Vindima Goethe de 19 a 22 de janeiro em Urussanga

Safra da uva Goethe promete ter aumento de 70% para 2017

14 Dez, 2016 18:01:18 - Economia

Urussanga (SC)

Depois de cuidar dos parreirais, chegou a hora de celebrar a colheita da uva Goethe com ótimas expectativas para 2017. Durante este ano, o fruto teve uma boa hibernação devido ao frio seco do inverno, o suficiente para garantir o aumento da produção e a qualidade do fruto. A possibilidade de uma boa colheita tem incentivado os produtores, visto que a safra passada, colhida no início de 2016, foi muito pequena. A expectativa é que o aumento da safra seja de 70% em relação à anterior.

São esperadas para o próximo ano 500 toneladas de uva Goethe, o que deve gerar em torno de 400 mil garrafas de vinho, espumantes e frisantes. Segundo o enólogo Stevan Arcari, os vinhos dessa uva são raros no mercado e tem características singulares inigualáveis. Sua coloração varia muito de acordo com as características do vinhedo, podendo ser desde amarelo claro até amarelo dourado intenso. “O aroma é frutado e floral, lembrando o pêssego, melão, maçã verde, lima, ameixa amarela, flor de laranjeira, lírio, entre outros. Normalmente os vinhos e espumantes da uva Goethe também desenvolvem uma nota aromática bem peculiar de mel. Na boca, são vinhos refrescantes e levemente encorpados.”, explica.

A programação já está disponível no site da ProGoethe e terá a tradicional missa que abençoa as mãos que colhem, juntamente com homenagens do troféu Amigo do Vinho Goethe e o delicioso tombo da polenta.

As novidades ficam por conta do varal fotográfico com exposições de fotos das antigas vinícolas da cidade em parceria com o Foto Clube de Urussanga. Terá também o Circuito Enogastronômico promovido pelo Núcleo de Turismo da Aciu e a participação do Ventuno Pub com um evento que agrega música e vinho Goethe. 

O comércio terá uma participação especial na Vindima, a CDL irá incentivar os lojistas a decorarem os estabelecimentos com motivos alusivos à data, promovendo capacitação aos funcionários do setor sobre a uva e o vinho Goethe e também sensibilizando os mesmos para que trabalhem com roupas típicas durante os dias da festa.

As vinícolas estarão com uma programação especial de atendimento e atividades. A Vigna Mazon vai promover a colheita nos parreirais, café colonial, almoço e piquenique. As vinícolas Casa Del Nonno, Trevisol e De Nonni terão horários diferenciados com degustação nos dias do evento.

A Vindima Goethe ocorre de 19 a 22 de janeiro com atividades no centro da cidade e nas vinícolas. Seu objetivo é ressaltar a uva e o vinho Goethe como os principais produtos turísticos de Urussanga, um dos símbolos da cidade que é conhecida como a Terra do Bom Vinho.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança