• Anfitriões chegam ao oitavo gol em duas partidas. Apenas sequência de combinações de resultados pode salvar egípcios de eliminação

Rússia vence Egito e está praticamente apurada

20 Jun, 2018 09:48:49 - Copa do Mundo 2018

São Petersburgo (Rússia)

Rússia está praticamente classificada à próxima fase da Copa do Mundo. Os donos da casa venceram o Egito com autoridade por 3 x 1 em São Petersburgo, nesta terça-feira (19/6), e estão muito próximos de se confirmarem como a primeira seleção nas oitavas de final. Para que isso aconteça, basta que o Uruguai derrote a Arábia Saudita nesta quarta-feira (20), no fechamento da segunda rodada do Grupo A do Mundial.

Depois de vencer os árabes na estreia por 5 x 0, os russos mostraram novamente grande poder ofensivo. Foram oito gols em dois jogos. Desde 1970, quando ainda era União Soviética, a Rússia não vencia dois jogos seguidos em uma Copa do Mundo. Naquela ocasião, superou Bélgica e El Salvador, na fase de grupos. Assim que o árbitro apitou o final, a arena entrou em festa nas arquibancadas e no gramado.

O Egito, por outro lado, está praticamente fora do Mundial. As chances de classificação são muito remotas. O time africano precisa torcer para a Arábia Saudita vencer os uruguaios. Dessa forma, teria de tirar uma grande desvantagem no saldo de gols na última rodada do Grupo A. Depois de encerrar um jejum de 28 anos sem disputar uma Copa, Egito deve cair na primeira fase.

Os gols do jogo foram marcados no segundo tempo. Um gol contra de Fathi que abriu o placar e, depois, Cheryshev e Dzyuba ampliaram a vantagem. Principal nome da seleção egípcia, Salah diminuiu, de pênalti.

Antes do jogo

A União Soviética havia alcançado o feito, mas, desde 1990, a Rússia jamais avançou de fase no torneio. “Não pensamos no futuro e não queremos fazê-lo”, disse o técnico russo, Stanislav Cherchesov, tirando mais uma vez a pressão pelo melhor desempenho do país em Copas. No fundo, ele e os 147 milhões de russos sabem que, com Salah do outro lado, a história pode ser diferente. Hector Cúper e os 98 milhões de egípcios também sabem disso.

Uma derrota do Egito praticamente encerra o sonho de alcançar a segunda fase do torneio também pela primeira vez em sua história.

Salah

As atenções de Rússia e Egito estavam voltadas para um único cidadão: Mohamed Salah. O atacante do Liverpool — atual vice do principal torneio interclubes do mundo, a Liga dos Campeões da Europa — é considerado um dos melhores jogadores do planeta. Ele não disputou a estreia egípcia, a derrota por 1 x 0 contra o Uruguai, porque ainda não estava totalmente recuperado de lesão em um dos ombros.

Salah não joga desde 26 de maio, quando machucou o ombro na final da Liga dos Campeões. Desde então, tem feito fisioterapia intensiva e treinamento específico para entrar em campo por seu país no Mundial. Na estreia diante do Uruguai não deu.

O atacante é a esperança do Egito para realizar uma campanha histórica na Copa do Mundo. O país dos faraós e das famosas pirâmides esteve em apenas duas edições anteriores, em 1934 e 1990. Nunca passou da primeira fase.

O atleta de 26 anos, nascido em Basyoun, quer dar alegria a seu povo por meio do esporte. Por enquanto, tem ajudado fora das quatro linhas ao comprar um terreno para construção de uma estação de tratamento de água em sua cidade-natal, construir um hospital e uma escola e comprar ambulâncias, incubadoras para bebês e alimentos para famílias necessitadas.

Mas a seleção da Rússia não está interessada na idolatria de Salah junto à população de seu país ou suas benfeitorias a seus conterrâneos. (Com informações da Agência Estado)

Ficha técnica:

Rússia x Egito

Copa do Mundo da Rússia 2018
Grupo A – 2ª rodada

15h
Arena Zenit
São Petersburgo, Rússia

Rússia 3 x 1 Egito

Rússia: Akinfeev; Mario Fernandes, Kutepov, Ignashevich e Zhirkov (Kudriashov); Samedov, Zobnin, Golovin, Gazinskii e Cheryshev (Kuziaev); Dzyuba (Smolov).

Técnico: Stanislav Cherchesov (Rússia).

Egito: El Shemany; Fathi, Ali Gabr, Hegazy e Abdelshafy; Trezeguet (Sobhy), Elneny (Warda), Tarek Hamed e Salah; Mohsen (Kharaba).

Técnico: Hector Cúper.

Gols: Fathi (contra), a 1 minuto do segundo tempo; Cheryshev, aos 13, Dzyuba, aos 16, e Salah, aos 27 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Trezeguet e Smolov.

Árbitro: Enrique Caceres (Paraguai).

Público: 64.468 pagantes.

Local: Arena Zenit, em São Petersburgo (RUS).

METRÓPOLES

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal