• Rota da Baleia Franca representa o futuro do ecoturismo no litoral Sul catarinense

Rota da Baleia Franca representa o futuro do ecoturismo no litoral Sul catarinense

19 Set, 2018 17:22:42 - Geral

Imbituba (SC) 


O litoral Sul catarinense está em evidência. Desta vez de forma positiva. E a culpa é delas, as baleias francas. Somente nesta temporada já foram registradas 238 baleias na região da Rota da Baleia Franca, que compreende os municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna. É um recorde. Em 2006, ano que detinha a maior marca, foram 193. No ano passado, apenas 49. 

O recorde surpreende pesquisadores e biólogos. E é comemorado por turistas e empresas que exploram o ecoturismo na região. Somente nesta temporada, a estimativa é que o ecoturismo, sobretudo voltado para a Rota da Baleia Franca, tenha trazido neste segundo ano de projeto consolidado mais de 1,5 mil turistas na baixa temporada.  

Vale ressaltar que este dinheiro não fica somente nos municípios no ponto de vista governamental. É receita para bares, restaurantes, pousadas, artesãos, pescadores, guias turísticos e empresas licenciadas para explorar o ecoturismo. "Estamos no segundo ano de projeto pronto. O número é muito positivo. O projeto é multiplicador e busca alternativas econômicas para a baixa temporada. Surgiu como um produto para incentivar o empreendedorismo", explica a analista técnica do Sebrae e uma das idealizadoras da Rota da Baleia Franca, Juliana Ghizzo. 

Ainda que esteja em fase de crescimento e consolidação, a procura de turistas pela Rota da Baleia Franca tem aumentado timidamente ano após ano. Ainda tem muito o que evoluir, mas os primeiros passos já estão dados. Hoje, Santa Catarina virou a chave. De abate de baleias para referência na preservação da espécie e exploração do ecoturismo. “Não tem nenhuma outra região no país como essa. É um potencial imenso de ecoturismo porque conseguimos chegar na beira da praia e enxergar a baleia ali na frente. Não interferimos em nada no comportamento delas. No Brasil inteiro não tem outro lugar tão fácil para observar baleia como aqui. Temos outra experiência de observação, que fica na Bahia, mas lá tem que adentrar o mar, tem toda uma questão logística. Aqui é mais simples. Com certeza essa região da Rota da Baleia Franca será muito procurada pelos ecoturistas, turistas e amantes da natureza”, projeta o biólogo e parceiro da empresa Ao Sul Natural Turismo, Cassio Sartori. 

Foi com Cassio e com Felipe Usczacki (proprietário da Ao Sul Natural) que o Portal Engeplus iniciou um safári por Garopaba, no último final de semana. Tudo para ver de perto a baleia, os filhotes, a natureza e conhecer pessoas que contribuem nesta construção. A partir de hoje você acompanha uma série especial sobre o turismo em Garopaba, a observação das baleias e os extras (não menos importantes) que configuram a cidade como um destino ideal para amantes da natureza. E claro, de uma boa gastronomia e de pousadas para todos os estilos (e bolsos). E tem ainda o bom papo com nativos e moradores vindos de outras regiões do país, que se apaixonaram pela cidade, e não saíram mais.  

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal