• Rony da Silva elogia programa que vai formar estudantes

Rony da Silva elogia programa que vai formar estudantes

01 Nov, 2016 10:30:56 - Política

Araranguá (SC)

O presidente da Câmara Municipal de Araranguá, vereador Rony da Silva (DEM) e o técnico legislativo da Câmara de Vereadores de Araranguá, Evancarlos Rodio recepcionaram nessa segunda-feira à tarde, dia 31, a gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania, Léa Medeiros e a assessora do núcleo, Kátia Simone Schallenberger. Durante o encontro ocorreu a apresentação de detalhes envolvendo a 21ª edição do programa Parlamento Jovem Catarinense. 

Mobilização da juventude

Rony da Silva lembrou que a Câmara Municipal desenvolve com sucesso os Programas Vereador Mirim e Escola na Câmara. “A principal finalidade é justamente possibilitar aos jovens estudantes uma visão mais ampla de alguns aspectos da democracia. Em Araranguá, a classe estudantil mobilizou-se e participou ativamente das ações desenvolvidas. Estes estudantes puderam receber esclarecimentos sobre a razão de ser, sobre as funções e a rotina da Câmara de Vereadores. Tenho certeza de que o Parlamente Jovem Catarinense vai contribuir para a formação dessa juventude, que está ávida por informações e conhecimento”, disse. 

Evancarlos coordena o Programa Vereador Mirim no Legislativo Araranguaense, uma ação semelhante ao Parlamento Jovem Catarinense, porém em nível municipal.

Etapas do programa

Na reunião, Léa e Kátia, do Núcleo de Educação para a Cidadania, revelaram que a Escola Estadual de Araranguá foi uma das instituições de ensino do estado sorteadas para participar do programa Parlamento Jovem Catarinense. Elas explicaram detalhes e entregaram um manual explicando como funciona o programa. As ações são estrategicamente planejadas e implantadas de maneira gradativa. No educandário, as instruções serão ministradas por dois professores e um técnico legislativo da Câmara de Vereadores. Nesse primeiro contato foi explanado como é o funcionamento tanto a Escola Estadual de Araranguá, quanto a Câmara de Vereadores. 

A partir de 2017, inicia o processo de formação dos estudantes sobre política e cidadania aos jovens estudantes do Ensino Médio da escola sorteada. 

Deputados e estudantes

A segunda etapa do programa é desencadeado o processo eleitoral, quando a Escola Estadual de Araranguá vai eleger cinco deputados titulares e dois suplentes. “Os escolhidos participarão de cursos na Assembleia Legislativa. Eles aprenderão as fazer proposições, participarão de sessões e terão oportunidade de apresentar reivindicações em nível de município e região. Enfim, a escolha e o processo segue os mesmos moldes do Parlamento Catarinense”, esclareceu Léa Medeiros. 

Parlamento Jovem

O programa é realizado pelo Núcleo de Educação para a Cidadania, da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e foi criado em 2005, por intermédio de Resolução da deputada Ana Paula Lima (PT). 

Desde seu início, o Parlamento Jovem já contou com a participação de, aproximadamente, 800 participantes em dez anos. Seu objetivo é a vivência, pelos jovens, das principais atividades da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE