• Rony da Silva avalia gestão como presidente da Câmara

Rony da Silva avalia gestão como presidente da Câmara

11 Out, 2016 10:43:55 - Política

Araranguá (SC)

Com a realização da reunião legislativa de segunda-feira, dia 10, a Câmara Municipal completa 51 das 66 previstas para o ano de 2016. A atual Mesa Diretora da Casa considera extremamente positivo o saldo dos trabalhos executados nesse período de um ano e dez meses. Até o fim de 2016, quando encerra-se o atual mandato legislativo, os vereadores ainda terão a incumbência de apreciar temas importantes como o projeto do novo Plano Diretor Municipal, às contas referentes ao ano de 2014 da Administração liderada pelo prefeito Sandro Maciel e a proposta que estima o Orçamento Municipal para 2017.

AÇÕES PARALELAS
Durante a gestão do vereador Rony da Silva como presidente, além das atividades institucionais, houve a realização de várias ações paralelas como. Uma delas foi à Campanha do Agasalho, que resultou na arrecadação e doação de 1.000 peças de vestuário para o Centro POP do município. Também ocorreu a criação do projeto “Escola na Câmara”, onde 12 instituições visitaram e conheceram tanto o Legislativo Municipal, quanto a história da política araranguaense. Outro programa de destaque foi o projeto “Câmara de Portas Abertas”, que foi mantido e ampliado, oportunizando uma maior participação da comunidade junto aos vereadores.


DIVULGAÇÃO
Já na área da Imprensa foram implantadas ações como “Retratos de Araranguá”, que ajudou a divulgar diferentes localidades do município nas redes sociais e a seção “recordar é viver”, que resgatou fatos e personagens históricos de nossa cidade. No site da Câmara foi implantado um link com tradutor de Libras. “Foi gratificante disponibilizar pela Assessoria de Imprensa da Câmara, de forma igualitária e transparente, a divulgação do trabalho dos 15 vereadores. A comunidade pode acompanhar de perto as ações desenvolvidas”, ponderou Rony da Silva.

HUMANIZAÇÃO
Faltando aproximadamente dois meses para a finalização do mandato de dois anos como presidente da Câmara de Vereadores, Rony da Silva (DEM) garante que boa parte dos objetivos estabelecidos foram conquistados e o restante encaminhado. “Administrar a Câmara é uma função semelhante a do Executivo. Temos um orçamento para cumprir e uma série de atividades que contribuem para o andamento da Casa. Foi um desafio aprender e executar as coisas que pensei, porque o mandato é muito curto, então coloquei como primeiras metas melhorar o atendimento à população e ampliar ações que oferecemos”, disse.

O presidente do Legislativo Araranguaense considera que o saldo dos trabalhos apresenta quantidade e qualidade. “A atuação dos 15 vereadores tem proporcionado um saldo produtivo. Além das propostas debatidas, a Câmara tem liderado várias iniciativas extras.

SEGURANÇA
Nesse contexto, o vereador menciona a união de forças da comunidade visando melhorar a estrutura e as condições de setores como segurança pública, infraestrutura, educação e saúde. “Promovemos audiência pública e reuniões para ouvir população e autoridades visando diagnosticar e unir forças para qualificar essa área. Na segurança, assunto de interesse coletivo, ocorreu à mobilização de clubes de serviço, CDL, ACIVA, Sindilojas, Sindicont, Câmara de Vereadores, Prefeitura, Ministério Público, Defensoria Pública, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar. Rondas foram intensificadas, a aquisição de equipamentos foi reivindicada, assim como o melhor aparelhamento e estrutura de apoio a polícia.

SAÚDE
Já no setor da saúde, o Legislativo tem liderado a luta pela qualificação da UPA e do Hospital Regional de Araranguá. A UPA tem sua situação equacionada, com a CISAMESC disponibilizando um atendimento de qualidade. Já, em nosso hospital, estamos acompanhando o processo de transição, inclusive vamos solicitar a intercessão da Comissão Parlamentar da Assembleia Legislativa para que seja promovida uma reunião entre todas às partes envolvidas na provável mudança de gestão e modelo administrativo.

INFRAESTRUTURA
O presidente do Legislativo também lembrou que, no setor de infraestrutura do município, a Câmara participou ativamente da conquista de emendas parlamentares que resultaram na aquisição de um caminhão e uma ambulância para o município. Também participou da luta comunitária que evitou o fechamento da unidade da Receita Federal de Araranguá.

Também citou à Casa que teve papel de destaque na estruturação do Parque Industrial e da qualificação tanto do novo contorno da BR-101 em Araranguá, como do antigo traçado. Rony da Silva observou que, a implantação da sinalização, de rotatórias e do sistema de iluminação teve influência de vários legisladores. “Cobramos o DNIT e em algumas ocasiões ocorreram mudanças no projeto. Agora solicitamos a elaboração de um plano estratégico para ocupação das margens dessa rodovia, que é a porta de entrada para nosso município”, ressaltou.

Outra obra constantemente monitorada pelos vereadores, conforme ele, é a pavimentação do acesso sul, entre a Praia da Caçamba e o bairro Santa Catarina. “Além de conferir os trabalhos e sobrar melhorias, estivemos reunidos com a comunidade e cobramos maior celeridade da Prefeitura e do Governo do Estado. Por questões de acessibilidade e segurança, estas obras não podem ficar interrompidas. Existe um clamor popular”, explicou.
Também existe uma situação onde dois setores estão entrelaçados. Na área da saúde e educação municipal, Rony da Silva enfatizou que a Câmara incentivou e continua participando ativamente do processo para implantação do curso de Medicina na UFSC em Araranguá.

EDUCAÇÃO
O presidente da Câmara ainda destacou como matéria importante aprovada, o Projeto de Lei Executivo que dispõe sobre eleição direta para escolher os diretores nas escolas da Rede Pública Municipal. “Essa proposta viabilizou que no dia 30 de abril fossem escolhidos e eleitos pela classe estudantil os diretores de seis escolas. Foi um fato histórico e democrático”, frisou Rony da Silva.

No setor da educação, o vereador teve participação decisiva para que houvesse a permuta de áreas entre Estado e Prefeitura. Essa articulação propiciou que fosse iniciada a construção, no terreno situado ao lado da Unidade Central de Saúde Bom Pastor, da creche cuja finalidade é atender famílias do bairro Barranca.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal