• Rios com níveis abaixo do normal e maré seca em SC

Rios com níveis abaixo do normal e maré seca em SC

05 Set, 2017 11:26:03 - Geral

Florianópolis (SC)

Após um amanhecer com fortes nevoeiros, a terça-feira, 5, é marcada por sol e calor em Santa Catarina. Segundo a Epagri/Ciram, a aproximação de uma frente fria irá provocar o aumento de nebulosidade no estado no decorrer da tarde e noite. Há chance de chuva à noite no Litoral Sul.

A temperatura fica alta, mas diminui no fim do dia. As máximas variam entre 25ºC e 26ºC nos Planaltos Norte e Sul e na área litorânea da Grande Florianópolis. No Oeste, Meio-Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí, os termômetros podem chegar aos 28ºC. O dia estará mais quente no Litoral Norte e Extremo-Oeste, com máximas entre 30ºC e 31ºC, respectivamente. O vento sopra de Noroeste a Sul, fraco a moderado, com rajadas.

Estiagem

A Epagri/Ciram também chama a atenção para os níveis de rios em Santa Catarina por causa da estiagem. Há rios em regime hídrico extremo em seis cidades: Chapadão do Lageado, São João Batista, Orleans, São Martinho, Passos Maia, e Concórda. Há registro de rios em situação alerta em Canoinhas, Tubarão,  Joaçaba, Tangará e Rio Negrinho.

Maré seca

Persiste a condição de maré seca na costa catarinense até quarta-feira, 6. A maré baixa resulta da influência da lua cheia (maré de sizígia) e da persistência do vento do quadrante Nordeste (NE) associado a um centro de alta pressão (anticiclone) no oceano Atlântico Sul. Estes fatores combinados provocam o afastamento das águas do mar da costa para o oceano aberto resultando na maré baixa. Este sistema apresenta características semelhantes ao ocorrido em agosto.

Recomenda-se atenção para os horários da tabela abaixo nos locais próximos a desembocaduras de rios, pois a maré baixa dificulta a entrada e saída de embarcações, podendo causar encalhes. Mais detalhes em Litoral online

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal