• Rio Deserto recebe Prêmio Empresa Cidadã, durante evento em Florianópolis

Rio Deserto recebe Prêmio Empresa Cidadã, durante evento em Florianópolis

22 Out, 2021 16:28:04 - Geral

Criciúma (SC)

A Rio Deserto recebeu, nessa quinta-feira, 21, durante cerimônia realizada em Florianópolis, o Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC. A empresa foi contemplada na categoria Preservação Ambiental, com o projeto Plantio de Floresta Sustentável. Esta é a 7ª vez que a Rio Deserto é reconhecida com a premiação.

O gerente administrativo, Edvaldo Apolinário, que representou a empresa no evento, afirma que a conquista é muito importante porque reforça a cultura da organização, demonstrando a responsabilidade socioambiental. “Esta premiação é um orgulho para todos nós que fizemos parte desta família. Hoje, a Rio Deserto possui mais de 8 milhões de metros quadrados de Área de Preservação Permanente (APP). Um reconhecimento como este ressalta o significado e a relevância do trabalho que é realizado”, explica.

Um dos administradores da Rio Deserto, Valcir José Zanette, destaca que o reconhecimento reflete a evolução do setor carbonífero tendo em vista a sustentabilidade. “Demonstra o quanto estamos envolvidos em inovação, tecnologia, educação, segurança, saúde, meio ambiente e outros aspectos”, sublinha. Segundo ele, a conquista do prêmio é uma valorização do compromisso da empresa com o Sul Catarinense.

O Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC é considerado o principal reconhecimento na área de cidadania empresarial de Santa Catarina. Neste ano, a premiação foi composta por quatro categorias: Preservação Ambiental, Participação Comunitária, Desenvolvimento Cultural e Combate à Pandemia. Ao todo, 18 empresas catarinenses foram premiadas.

Saiba mais sobre o projeto premiado

A Rio Deserto possui uma cultura de preservação e respeito pelos recursos naturais. Por isso, desenvolve o projeto Plantio de Floresta Sustentável em terrenos localizados nos municípios de Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga, no Sul de Santa Catarina. O objetivo é a produção de madeira sustentável por meio do plantio de espécies exóticas de rápido crescimento, bem como a recuperação dos solos (por meio de técnicas de silvicultura).

O plantio e o manejo da floresta visam o respeito ao código florestal e às legislações vigentes, com o intuito de proteger os mananciais, a vegetação local e, principalmente, as florestas nativas. O projeto também contribui de forma significativa para a captura e a consequente redução de dióxido de carbono na região, fundamental na mitigação de emissões de gases de efeito estufa. O manejo utilizado promove a deposição de galhadas, folhas e cascas, fazendo com que parte dos nutrientes absorvidos pelas árvores seja devolvido ao solo. A manutenção dessa matéria orgânica auxilia significativamente na redução dos processos erosivos.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança