Revitalização do Parque do Queimado permitirá integração social na Bahia

04 Ago, 2017 16:16:27 - Brasil

Rio de Janeiro (RJ)

Recursos não reembolsáveis do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 8,3 milhões, vão permitir a reforma e revitalização de quatro prédios históricos do Parque do Queimado, em Salvador, área atualmente degradada e com elevado índice de violência. O anúncio foi feito hoje (4), no Rio de Janeiro. No local, funcionará a sede do Programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis (Neojiba), ligado à Secretaria Estadual de Justiça Social da Bahia e administrado pela sociedade civil desde 2010, por meio do Instituto de Ação Social pela Música (IASPM).

A diretora institucional do IASPM, Elizabeth Pontes, salientou em entrevista à Agência Brasil que para a entidade e o governo da Bahia “é uma alegria” contar com apoio do banco para a revitalização do Parque do Queimado, reconhecido como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e onde será instalada a futura sede do Neojiba, com espaço para apresentações musicais e oficinas, o que garantirá a continuidade do programa nas próximas décadas.

Hoje (4), o programa está comemorando dez anos de existência. Elizabeth Pontes disse à Agência Brasil que, nesse período, o programa atendeu a mais de 4,3 mil crianças e jovens em 12 núcleos, localizados em cinco cidades do estado.

“O balanço desses dez anos é muito positivo. A orquestra juvenil da Bahia, que é um grupo do Neojiba, já realizou sete turnês internacionais. Um marco realmente na área orquestral brasileira, com grandes solistas, em mais de oito países da Europa e das Américas. Agora, nesses dez anos, a gente ter essa notícia de que finalmente vai conseguir dar para o Neojiba um pouco do que falta, que é essa infraestrutura adaptada para as nossas atividades, é mais um pouco dessa celebração. É um acontecimento merecido pelo histórico do Neojiba”, analisou.

Inovação

A diretora do IASPM destacou que apesar de ser um programa do governo da Bahia, o Neojiba é uma política pública inovadora, porque é gerido pela sociedade civil e conta com apoio e patrocínio de empresas privadas para sua manutenção.

O Neojiba promove a integração social de crianças e jovens por meio da música. “Ele é aberto a todas as crianças, adolescentes e jovens da Bahia que queiram ter essa oportunidade de se desenvolver por meio da prática musical coletiva. O objetivo do programa é a prática musical coletiva para que a criança e o jovem tenham a experiência transformadora de fazer parte de um grupo musical, seja uma orquestra, um coral, uma banda sinfônica, um grupo de violões”, informou.

Um dos núcleos do Neojiba se dedica à gestão e formação profissional. Esse núcleo conta atualmente com duas orquestras e um coro juvenis, que reúne jovens mais avançados na música e que já atuam também como multiplicadores, disseminando o conhecimento musical que receberam no programa. Outros núcleos se dedicam à prática musical e estão presentes em cinco municípios baianos, “onde as crianças aprendem música do zero, com auxílio desses jovens multiplicadores, além de uma equipe capacitada do instituto”, disse Elizabeth Pontes.

Restauro

Os recursos do BNDES correspondem a 52% do investimento total e são não reembolsáveis, no âmbito da Lei Rouanet. O projeto envolve aspectos sociais, culturais e de restauro do patrimônio histórico. A revitalização dos bairros da Caixa D´Água e Liberdade constitui um dos aspectos importantes do projeto.

Segundo informou o BNDES, por meio de sua assessoria de imprensa, o projeto de arquitetura, aprovado pelo Iphan, prevê a construção de uma sala de espetáculos para música de câmara, com capacidade para 140 espectadores; um prédio com saguão de entrada, bilheteria, loja, bastidores, depósito para instrumentos e banheiros; um edifício com salas de ensaio de 180 metros quadrados e 300 metros quadrados e banheiros; e outra construção com 15 salas de ensaio, dotada de isolamento térmico e acústico e depósitos para instrumentos.

O início das obras está programado para setembro próximo, com expectativa de conclusão em um ano, disse a diretora institucional do IASPM.

Segundo o IPHAN, o local funcionava como a Companhia de Abastecimento de Água do Queimado, criada em 1852. A companhia foi a primeira do gênero no país e tinha o objetivo de “solucionar o grave problema de abastecimento de água da cidade de Salvador”. O Parque do Queimado foi tombado pelo IPHAN, como patrimônio histórico, em 1989.

Orquestra Neojiba

A iniciativa é do governo estadual e promove a inclusão social de jovens e crianças, por meio da música, desde 2007. Cerca de 5 mil crianças, adolescentes e jovens participam do projeto, que tem ramificações em outras cidades do interior da Bahia. A prioridade na seleção para fazer parte do projeto é jovens em situação de risco ou de vulnerabilidade social. Com isso, o Neojiba fornece o ensino prático e teórico, fazendo com que os novos músicos ou as novas musicistas alcancem níveis profissionais, na música e, ingressem em orquestras sinfônicas profissionais, não somente no Brasil. Considerado como nível de excelência, o reconhecimento do trabalho da Orquestra Neogiba já levou os jovens a diversas turnês de concertos pelo mundo.

TEXTO/ VALÉRIA AGUIAR/ AGÊNCIA BRASIL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança