Reunião no extremo oeste discute integração com a Argentina

30 Mar, 2017 14:46:12 - Geral

Chapecó (SC)


A integração transfronteiriça entre o Brasil e a Argentina, envolvendo interesses do Estado de SC e a Província de Misiones, será foco de reunião do Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina (NFSC), no dia 4 de abril, a partir das 8h30, na Prefeitura de Dionísio Cerqueira. O evento marcará a instalação da câmara de assuntos internacionais do núcleo com a presença dos secretários estaduais de Assuntos Internacionais Carlos Adauto Virmond Vieira e do Planejamento Murilo Flores.


O diretor de Desenvolvimento Regional e das Cidades da Secretaria de Estado do Planejamento, Norton Flores Boppré, destaca que 2017 será um ano de bastante trabalho para o Núcleo da Faixa de Fronteira. “Temos avançado em assuntos importantes para a integração transfronteiriça como o ensino bilíngue de português e espanhol em municípios catarinenses situados na fronteira com a Argentina, o fluxo turístico na região, principalmente de argentinos em Santa Catarina e a viabilização de uma nova alternativa para abastecer a agroindústria catarinense, que chamamos de corredor do milho, entre outros temas”.


O NFSC foi instalado em agosto de 2013 com o objetivo de coordenar ações e propor medidas que visem ao desenvolvimento de iniciativas e a implementação de políticas públicas para a região fronteiriça. É vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento e conta com apoio técnico do Sebrae/SC.


Até o ano de 2016, o NFSC já contava com assessoramento técnico de oito Câmaras Temáticas nas áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura e Logística, Controle e Segurança, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Socioambiental, Agricultura, Pecuária e Pesca e Turismo, Cultura e Esporte. Os focos de atuação correspondem às prioridades definidas no Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço de Santa Catarina (PDIF/SC), elaborado, em 2012 por 300 representantes de 60 instituições dos setores público e privado, instituições de ensino superior e pesquisa,  entidades representativas da sociedade civil organizada sob a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento com assessoramento técnico do Sebrae/SC. Agora terá também a Câmara de Assuntos Internacionais que  trabalhará aspectos ligados diretamente à integração Transfronteiriça ou outros assuntos internacionais na região de fronteira.


A Faixa de Fronteira Catarinense abrange 82 municípios dentro do espaço territorial de150 km que adentra ao interior do Estado, a partir da linha limítrofe entre o Estado de Santa Catarina e o país vizinho, a Argentina.


TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE