Reunião define procedimentos da Votação Paralela

05 Set, 2016 10:27:26 - Geral

Florianópolis (SC)

Na tarde desta sexta-feira (2), ocorreu a reunião de instalação da Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, responsável pela organização da Votação Paralela, procedimento realizado na véspera e no dia das eleições que demonstra a segurança e confiabilidade do sistema eletrônico de votação.

No encontro, o presidente da Comissão, juiz Marcelo Carlin, destacou a importância do trabalho da auditoria das urnas através da Votação Paralela. “O voto eletrônico é um sistema pioneiro realizado pela Justiça Eleitoral brasileira. É fundamental que exista esse serviço de auditoria para que não haja nenhuma dúvida por parte da população a respeito da lisura do pleito eleitoral e da eficiência do sistema”, afirmou.

Na reunião, também foi proposto o layout do espaço da Votação Paralela, que este ano ocorrerá nas dependências do Colégio Catarinense, e divulgada a empresa de auditoria que auxiliará a Justiça Eleitoral na realização da atividade, conforme previsto na Resolução 23.458/2015, do Tribunal Superior Eleitoral.

A Comissão foi instituída pelas Portarias P. 190/2016 e 196/2016 e é composta, além do juiz de direito Marcelo Carlin, por quatro servidores do TRE-SC: Cláudia Regina Damasceno Luciano, da Escola Judiciária Eleitoral, Samir Claudino Beber, da Corregedoria Regional Eleitoral, Synara Corrêa Negrão de Paula, da Secretaria Judiciária, e Willian Leonardo dos Santos, da Secretaria de Tecnologia da Informação. O Ministério Público Eleitoral será representado pelo procurador André Stefani Bertuol.

Como funciona a Votação Paralela

Para as eleições municipais de 2016, serão sorteadas no sábado, 1º de outubro, quatro urnas de todo o estado de Santa Catarina, sendo uma obrigatoriamente da Capital. A cerimônia do sorteio será pública e ocorrerá na Sala de Sessões do TRESC. Logo após esse evento, os juízes das zonas eleitorais das quatro urnas sorteadas serão comunicados para substituí-las por urnas de contingência. As urnas sorteadas serão trazidas para o Colégio Catarinense, onde ocorrerá a votação.

Ainda no sábado, as pessoas presentes ao sorteio serão convidadas a preencher cédulas de votação de papel, como se estivessem votando nos candidatos oficiais desta eleição. Participarão dessa etapa alunos de três escolas de Florianópolis, além de representantes de partidos políticos. Os nomes e números serão reais, porque as urnas já estão configuradas e lacradas com os dados dos candidatos oficiais. Após as cédulas de papel serem preenchidas, elas serão depositadas em urnas de lona, que serão lacradas e encaminhadas ao local da Votação Paralela.

No domingo, os votos serão inseridos na urna eletrônica para demonstrar que o resultado obtido pela apuração do voto de papel é idêntico ao resultado da apuração do voto eletrônico. A partir do “batimento” desses dois sistemas é possível afirmar que não houve nenhuma fraude no processo eletrônico de votação.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança