• Retorno das aulas na Unesc é planejado com decisões embasadas na ciência

Retorno das aulas na Unesc é planejado com decisões embasadas na ciência

06 Jun, 2020 19:36:34 - Educação

Criciúma (SC)

As atividades presenciais no campus da Unesc irão reiniciar de forma gradual a partir desta segunda-feira (8/6). A decisão foi tomada mediante liberação por meio de decreto Estadual e, principalmente, acompanhamento minucioso da situação por profissionais de saúde e epidemiologia. O retorno neste momento será apenas de acadêmicos das fases finais dos cursos de graduação que não integrem o grupo de risco e que desejem retornar. A retomada será exclusivamente para atividades de ordem prática e estágios obrigatórios. As medidas foram explicadas em detalhe em transmissão ao vivo com a reitoria e a comunidade acadêmica no fim da tarde de sexta-feira (5/6).

Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a iniciativa de retorno gradual se dá de forma tranquila e responsável tendo em vista o constante acompanhamento da situação regional e as medidas adotadas pela Universidade para proporcionar um ambiente seguro.

O cronograma formulado para o retorno conta com quatro datas para retorno gradual de alguns dos acadêmicos. As datas previstas para início de atividades para os grupos divididos em Grupo 1, Grupo 2, Grupo 3 são os dias 8, 15 e 22 de junho.

“Será um retorno aos poucos, com ações minuciosamente calculadas de acordo com a real necessidade da presença desse acadêmico no campus para cumprimento de horas práticas e estágios obrigatórios, viabilizados por medidas de segurança muito responsáveis. Mesmo com a distribuição de turmas em horários e locais diferentes para evitar aglomerações e todas as dezenas de medidas adotadas na Universidade, se este acadêmico não se sentir seguro para o retorno ele poderá optar por continuar em casa e recuperar o conteúdo posteriormente”, explica Luciane.

Ações de Biossegurança no campus

Um Comitê de Biossegurança atua na Universidade desde o início da pandemia, com foco agora, na preparação para o retorno gradual. O grupo conta com colaboradores e professores de diferentes áreas e, com foco no conhecimento científico, trabalha na preparação das orientações, dos ambientes, da disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual, entre diversas outras ações de prevenção ao coronavírus.

Entre as medidas adotadas pelo Comitê estão a instalação de tapetes sanitizantes e dispensadores de álcool gel 70% em todas as salas de aula e laboratórios, demarcações físicas dos espaços obedecendo o distanciamento físico, placas de acetato; instalação de comunicação visual em todos os locais indicando os cuidados relacionados com o isolamento físico; o reforço na higienização de todos os espaços e a utilização da tecnologia do ozônio para a desinfecção de todos os ambientes, inclusive os ônibus que chegarem à Universidade.

O Comitê é responsável ainda por adotar medidas de medição de temperatura a todos que entrarem no campus, assim como entrega de kits com EPIs no primeiro dia de retorno à Universidade. O grupo promoverá capacitações completas com todas as turmas reforçando os cuidados e ações obrigatórios.

Conforme a coordenadora dos laboratórios da Unesc e integrante do Comitê, Claudia Peluso Martins, os dias de trabalho têm sido dedicados a análises, estudos e preparações. “Estamos vislumbrando cada um dos possíveis cenários e encontrando as melhores medidas de segurança para estes. Podemos garantir que a Universidade está organizada com toda a sua estrutura, adaptando processos e investindo nos materiais necessários com foco em um único objetivo: a segurança de todos e a valorização de vidas de forma individual e coletiva, princípios da biossegurança”, destaca.

Cronograma para as próximas semanas

De acordo com a programação da Universidade a partir do dia 15 de junho serão retomados estágios de outras fases e disciplinas práticas, definidas pelos cursos de graduação, de acordo com necessidade de tempo para integralização curricular da carga horária total da disciplina até o final do semestre, marcado para dia 19 de agosto.

A partir de 22 de junho reiniciam os estágios de outras fases e disciplinas práticas, também definidas de forma minuciosa pelos cursos, de acordo com necessidade de tempo para integralização curricular da carga horária total da disciplina até o final do semestre.

Toda a situação da pandemia na região e os desdobramentos das medidas a nível nacional, estadual e regional continuarão sendo avaliados diariamente e o calendário, conforme a reitora, poderá sofrer alterações a qualquer tempo com foco na segurança da comunidade acadêmica se assim for necessário. De acordo com Luciane, é importante que os alunos mantenham contato com os coordenadores de seus cursos e fiquem tranquilos, pois todos serão informados com ao menos três dias de antecedência sobre o retorno. “As demais aulas e avaliações continuam sendo mediadas por tecnologia”, acrescenta.

Confira nas imagens mais detalhes sobre as disciplinas e cursos com retorno agendado para os próximos dias.

Preocupação com transporte

A decisão de retomada de forma gradual das atividades tem fundamentação também na retomada parcial do transporte urbano. Preocupada com a possibilidade de transporte dos estudantes, a Universidade participou, na última semana, de reunião com o Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma para alinhar os horários do transporte coletivo de Criciúma a partir desta segunda-feira (8/6).

A começar por esta data serão disponibilizados diariamente ônibus em quatro horários principais: das 6h30 as 8h30, das 11h30 as 13h30, das 17h às 19h30 e, a pedido da Universidade, um último horário, às 22h30, com saída do Terminal Rodoviário do Pinheirinho com destino ao Terminal Central e aos bairros de Criciúma

A orientação, conforme a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, é de que os acadêmicos confiram os horários no aplicativo Moovit.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança