• Retorno das atividades na Escola S é marcado por afeto e responsabilidade

    Alunos, professores e colaboradores seguem todas as normas estabelecidas pelos órgãos de saúde competentes.

Retorno das atividades na Escola S é marcado por afeto e responsabilidade

03 Nov, 2020 20:39:28 - Educação

Criciúma (SC)

Após tantos meses sem a presença física dos estudantes, o retorno das aulas na Escola S nesta terça-feira, dia 3, foi marcado pela interação e troca de afeto e carinho entre alunos e professores. A permanência nos corredores, espaços de lazer e atividades nas mesas escolares seguem todas as normas estabelecidas pela Secretaria de Saúde do município de Criciúma, com base na matriz de risco na Região Carbonífera (Amrec). A retomada ocorre de forma escalonada, com revezamento de turmas nos prédios da Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio.

“É sempre um recomeço, mas um recomeço de um encontro afetivo de amor, um encontro entre seres humanos que é necessário. É necessário porque a escola vive disso, vive de relações. Se teve uma instituição que teve um grande impacto com a pandemia, essa instituição foi a escola. Porque ela é um espaço vivo de relações. Então todos nós, crianças, professores e alunos, tivemos que aprender na dor como que se muda tudo isso”, reflete a coordenadora pedagógica e de qualidade educacional da Escola S, Fabiana Martinello Paez.

Encontro permite proximidade

Para o estudante do 9º ano, Carlos Eduardo Martins Virtuozo, o encontro físico proporcionado na escola permite uma troca mais próxima, mesmo que respeitando o distanciamento recomendado pelos órgãos de saúde. “Estava sentindo falta dessa interação com as pessoas, diferente do que é no virtual”, conta. O colega de turma, Pedro Rovaris Samenick, concorda com a visão do amigo. “Sentia falta de conviver com as pessoas, no virtual o contato era distante”, complementa.

Já para Kévin Guisi, aluno do terceiro ano do Ensino Médio, os efeitos da pandemia foram além da falta de proximidade dos colegas. “Durante a pandemia, eu tinha dificuldade de aprender com as aulas online, acredito que não influenciou só para mim. Sentia falta desse contato, dessa interação, que antes era só com a família, agora tenho com outras pessoas”, reflete.

Aulas acontecem simultaneamente

Os alunos, através dos familiares, têm como opção não frequentar a escola de forma presencial. Diante disso, as aulas remotas continuam normalmente de forma simultânea. “A nossa metodologia será esta por enquanto. Novamente estamos iniciando outra proposta pedagógica, que nós vamos enquanto escola, professores e famílias, aprender de novo. Terão impasses, terão imprevistos, mas a gente só aprende uma coisa nova na prática”, reforça Fabiana.

Responsabilidade no retorno

Conforme a gerente executiva do Sesi Senai Regional Sul e Litoral Sul, Graziela da Silva Branco, a Escola S em Criciúma retornou às aulas presenciais com muita alegria, responsabilidade e diálogo com as famílias, alunos e toda a equipe de colaboradores. “Como já tivemos a experiência de sucesso no retorno de outras modalidades de ensino no Senai nos últimos meses, retomamos com muita confiança, e como sempre, contando com a parceria de todos os envolvidos, com destaque para um protocolo de segurança que tem sido referência no Estado para várias outras instituições. Importante destacar que contar com a rede SESI Saúde em todas as nossas ações, tem sido um grande diferencial para nossa Escola, que contempla toda a jornada do aluno, desde a educação infantil, fundamental e ensino médio”, enfatiza.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE