• Retorno às aulas é avaliado junto das famílias de estudantes de Urussanga

Retorno às aulas é avaliado junto das famílias de estudantes de Urussanga

09 Jul, 2020 19:55:44 - Educação

Urussanga (SC)

A secretaria de Educação de Urussanga, por meio da direção de cada unidade escolar, está encaminhando às famílias dos estudantes da rede municipal de ensino uma pesquisa que tem como objetivo avaliar o retorno das aulas presenciais. A proposta foi definida pelo colegiado de Educação e está sendo realizada por todos os municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC).

Segundo a secretária de Educação de Urussanga, Janea Possamai, a pesquisa deve ser respondida até o dia 14 de julho, “pois, a mesma, terá os dados compilados na próxima quarta-feira (15). Depois disso será enviado à AMREC e, já, na sexta-feira (17) nos reuniremos para traçar os novos encaminhamentos sobre o retorno ou não das aulas presenciais”, explica.

O questionário entregue aos pais é composto por 25 questões que avaliam desde a maior preocupação dos mesmos com a criança/adolescente ao retornar para a Unidade Escolar; se o aluno apresentou alguma alteração no comportamento neste período de distanciamento social; e como dever ser feita a reposição do calendário escolar... “Estas respostas nos darão o norte de como proceder. A participação de todos é importante uma vez que estamos juntos nesta situação delicada que o mundo inteiro enfrenta”, destacou Janea.

Plano Territorial de Reorganização do Calendário Escolar 2020

O colegiado de Secretários Municipais de Educação da AMREC também está elaborando o Plano Territorial de Reorganização do Calendário Escolar 2020, com o intuito de preparar as atividades escolares presenciais de maneira antecipada ao retorno. “Uma das etapas deste levantamento é avaliar a real situação dos profissionais da educação no que diz respeito aos integrantes dos grupos de risco, pois devemos seguir as orientações de mantê-los afastados ou reordenar suas funções enquanto a pandemia durar”, esclarece a secretária de educação de Urussanga.

Esta pesquisa com os profissionais da educação é composta por três etapas: Autodeclaração; Comprovação das comorbidades indicadas na autodeclaração por meio de consulta ao médico de trabalho da GATOP (aos que ainda não comprovaram) até o dia 30 de julho; e o reordenamento das funções de forma emergencial enquanto durar a pandemia. O questionário conta com 21 perguntas. Entre elas, quais dificuldades (emocional, financeira, profissional...) o profissional está enfrentando neste momento de pandemia do Corona vírus; se há problemas de saúde pré-existentes, entre outras questões pertinentes à pandemia e ao retorno presencial das atividades escolares.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança