Resultados do Plano Estadual de Recursos Hídricos

18 Out, 2016 15:48:24 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Após a conclusão da primeira fase do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina (PERH/SC), os resultados serão apresentados, nos meses de outubro e novembro, em Chapecó, Lages, Joinville, Blumenau, Criciúma e Florianópolis. “O Plano é um importante instrumento de gestão, para regularização do uso e para garantir a proteção dos recursos hídricos”, explica o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini.

O encontro regional em Chapecó será realizado nesta terça-feira, 18, às 14h, no Auditório da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Na quarta-feira, 19, a apresentação será em Lages, às 19h, no auditório do Bloco de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O PERH/SC, que deve ser concluído em 2017, é um instrumento da Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos, com o objetivo de orientar a gestão da água superficial e subterrânea das bacias hidrográficas. Esta primeira fase contempla a Caracterização das Regiões Hidrográficas, que consiste no levantamento de informações sobre os aspectos físicos, bióticos e antrópicos, e o Diagnóstico da Situação Atual, onde são estimadas as demandas e disponibilidades hídricas, para o posterior balanço quali-quantitativo.

A próxima etapa será a formulação do prognóstico das demandas hídricas e a compatibilização com as disponibilidades. Na terceira e última fases, os resultados serão compilados para construção de um plano de ações para o uso da água no curto, médio e longo prazo.

Segundo o diretor de Recursos Hídricos da SDS, Bruno Beilfuss, este planejamento irá propor maneiras de prevenir, além de apontar alternativas e soluções para potenciais problemas com a gestão de água, gerando segurança hídrica para o desenvolvimento econômico e social de todo o Estado, com o foco em melhorias da qualidade de vida em equilíbrio com o meio ambiente.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança