• Residentes do HSJosé terão disponível Centro de Simulação

Residentes do HSJosé terão disponível Centro de Simulação

15 Set, 2016 10:47:51 - Saúde

Criciúma (SC)

A partir de hoje (15/09), residentes do HSJosé terão disponível para estudos, um Centro de Simulação que estará equipado com o Simulador de treinamento em ultrassonografia abdominal e cardíaca, punção central (veias jugular e subclávia), além de equipamentos com simulador de videocirurgia.

Os dois simuladores tem o formato de um boneco e permite que os usuários desenvolvam habilidades e práticas de imagem de ultrassom FAST (Avaliação Focada Sonografica no Trauma), FATE (Avaliação Focada Transtorácica Ecocardiográfica) e Pericardiocentese guiada.

É possível utilizar nos simuladores o equipamento de Ultrassom, de qualquer marca e modelo para o treinamento de FAST, FATE, posicionamento e movimento do transdutor, pressão correta do transdutor para obtenção de imagens sobre as estruturas no tórax , abdome e pelve , encontrando os mesmos desafios de imagem como encontrado em um paciente humano.

O simulador possuí ainda, níveis de hemorragias que podem ser ajustadas, fazendo com que as pessoas que estão estudando desenvolvam alguns possíveis cenários; simulando uma hemorragia interna, por exemplo, extremamente realista em cada parte dos órgãos (fígado, rins, coração e bexiga).

“O treinamento baseado em simulação realística, permite espelhar e amplificar situações clínicas reais e ao mesmo tempo proporcionar e aprimorar a técnica dos residentes nas tecnologias emergentes em saúde, como a ultrassonografia perioperatória. Nesse ambiente, o treinamento é otimizado, pois podemos trabalhar em equipe, avaliar a performance, além de testar novos procedimentos e averiguar seus resultados. Esta prevista também, uma programação de ensino com aulas teóricas e práticas no centro de simulação, que envolve ultrassonografia perioperatória e intensiva cardíaca, pulmonar, abdominal, vascular, neurológica, além de treinamento de habilidades em videocirurgia simulada e via aérea. Essa competência em ensino simulado coloca o HSJosé num padrão internacional de treinamento em tecnologias modernas para a segurança do paciente”, descreve Dr. Eric Benedet Lineburger – anestesiologista e Coordenador da Comissão de Residência Médica do HSJosé – COREME.

Os simuladores foram adquiridos por meio da portaria Nº 1.248, de 24 de junho de 2013, que institui a Estratégia de Qualificação das Redes de Atenção à Saúde - RAS com o incentivo à formação de especialistas na modalidade Residência Médica em áreas estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

O incentivo financeiro de custeio mensal se trata do inciso I do art. 5º e destina-se à aquisição de materiais didáticos, manutenção de bibliotecas, salas de estudo e alojamento, incremento de pontos de acesso à "internet" e qualificação da preceptoria para o funcionamento dos Programas de Residência Médica desenvolvidos por entidades públicas e estabelecimentos hospitalares privados.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal