Residentes do HSJosé participam do “Suporte Avançado de vida em Cardiologia”

05 Mai, 2017 10:07:53 - Geral

Criciúma (SC)

O Serviço de Residência médica do HSJosé participa este final de semana (06 e 07 de maio) do curso de Suporte Avançado de vida em Cardiologia. Certificado pela American Heart Association – AHA. O curso é oferecido pela Coordenação de Residência Médica do HSJosé – COREME e Centro de Ensino e Pesquisa – CEP.

Todos os residentes, de todas as especialidade participam do treinamento. O objetivo do curso é ensinar aos médicos residentes sobre “o atendimento sistematizado nos primeiros dez minutos de uma parada cardíaca súbita, testemunhada ou não pelo profissional de saúde. Atendimento inicial a uma urgência cardiológica no adulto, com postura profissional adaptada aos tipos de eventos possíveis no seu contexto real do mundo do trabalho. Estar ciente da necessidade de tomada de decisão rápida e eficiente”. Serão no total, 20h de atividades teórico-práticas.

O curso desenvolvido pelo Centro de Treinamento e Simulação de Emergências Médicas – CTSEM, foi o primeiro no Brasil a ser credenciado como Training Organization, para administrar os cursos de emergências cardiovasculares da Associação Americana no Brasil.

“A coordenação de residência médica, oferece este cursos todos os anos, financiando os custos e incluindo na grade curricular no ingresso a residência. Nosso objetivo principal é proporcionar qualificação aos médicos e  permitir assim que eles possam desta forma, atualizar-se no tratamento das paradas cardíacas e outras emergências cardiovasculares, promovendo assim um tratamento equilibrado e atualizado no Hospital Ensino”, explica Dr. Eric Benedet Lineburger, Coordenador COREME do HSJosé.

O curso tem significativa relevância para as Instituições de saúde no Brasil e no mundo, e já foi ministrado para mais de um milhão de especialistas.

O programa de Residência Médica do HSJosé, desde sua implantação tem sido uma das prioridades estratégicas da Instituição. O desenvolvimento deste seguimento é fundamental para que o Hospital garanta significativo desempenho e excelência nos serviços prestados. Por isso, promover e treinar o aperfeiçoamento de seus médicos é também um dos objetivos do HSJosé, que tem constante preocupação em realizar cursos e treinamentos.

O curso acontece sábado e domingo, no auditório Dr. Gyrão do HSJosé. As atividades acontecem das 07h30min às 18h30min.


Ler e escrever artigos científicos também é tema de curso para residentes em anestesiologia

Médicos residentes em anestesiologia que já realizaram o treinamento de Suporte Avançado de vida em Cardiologia, participam de outra atividade este final de semana.

Uma aula inaugural com duração de duas horas aproximadamente, será ministrada pelo médico Luiz Eduardo Imbelloni. Graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974). O anestesiologista tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anestesiologia, atuando principalmente nos seguimentos de raquianestesia, densidades e baricidades e pudendal block. Imbelloni é doutor em Anestesiologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP, SP e autor de livros e inúmeros artigos nacionais e internacionais na área da anestesiologia.

O especialista irá ministrar o curso Ler e Escrever artigo científico. “O curso tem como objetivo ensinar residentes do segundo e terceiro ano de anestesiologia, a Ler e Escrever Artigos Científicos, já que é uma exigência para o término da Residência a realização de um Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). “Sabemos que poucos cursos estão aptos a ensinarem a confecção de um artigo científico incluindo alguns quesitos fundamentais para elaboração de projetos comeste formato”, finaliza Lineburger, Coordenador COREME do HSJosé

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal