• Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saude Coletiva da Unesc

Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saude Coletiva da Unesc

08 Abr, 2019 09:43:24 - Saúde

Criciúma (SC)

O sábado, 6 de abril, véspera do Dia Mundial da Saúde, foi marcado pela realização de duas ações de impacto pelos integrantes do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, juntamente com acadêmicos dos cursos de graduação da área de saúde e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma. 

No Bairro Quarta Linha a Unesc e a prefeitura de Criciúma realizaram nos turnos da manhã e da tarde uma Ação Saúde (ASA), no salão paroquial do bairro, onde foram realizados atendimentos de prevenção e atenção à saúde, incluindo a vacinação contra a Febre Amarela. Ao longo do dia mais de 200 moradores da região passaram pelo local para realização gratuita de testes rápidos como HIV, Hepatite B e C, tipagem sanguínea, e atendimentos incluindo avaliação nutricional, fisioterapia e auriculoterapia, ginástica corporal, avaliação e orientação odontológica e também espaço para recreação. 

O coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional da Unesc, Jacks Soratto, explica que o objetivo do projeto ASA é desenvolver encontros com vistas a promoção da saúde, prevenção de agravos e ampliação do entendimento sobre a definição de saúde, incluindo ações pontuais em horários expandidos das Unidades Básicas de Saúde em todos os territórios onde possui atuação dos redidentes. “Foi uma parceria exitosa, exemplo a ser replicado em outros territorios, de modo a integrar os residentes, acadêmicos, professores, profissionais da UBS Quarta Linha e da Secretaria Municipal de Saude e a principalmente o Conselho Local de Saude que tem uma atuação forte nessa locidade”, explica. 

A enfermeira Juliane Zanon, que atua no posto de saúde do bairro Quarta Linha, salienta que a proposta é a promoção da saúde na comunidade, orientando e informando também a comunidade sobre os serviços de saúde ofertados pelas Unidades Básicas de Saúde.

Alunos dos cursos de saúde visitam comunidade do Bairro Milanez

Também no sábado, pelo período da manhã, uma outra ação da Unesc chamou a atenção pelas ruas do Bairro Milanez, quando mais de 150 acadêmicos dos cursos de Farmácia, Nutrição Psicologia, Odontologia, Enfermagem e Medicina participaram da ação de interação comunitária. Na atividade que faz parte de uma das disciplinas, é realizada uma análise de vida e saúde dos territórios onde estão inseridos. Nesre semestre o projeto sera realizado no bairro Milanez. “A proposta é fazer uma análise de vida e saúde do territorio, conhecer as micro áreas, realizar uma pesquisa   sobre como as pessoas vivem nestes territórios. Como retorno ao bairro deixaremos uma síntese dos achados que identificamos”, destaca o professor Jacks Soratto.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal