• Reservatório em aço vitrificado já abastece a população

Reservatório em aço vitrificado já abastece a população

14 Out, 2016 11:15:06 - Política

Araranguá (SC)

O vereador Kila Ghellere (PSB) esteve vistoriando, nessa quinta-feira, dia 13, no Morro Centenário, os reservatórios de água do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Araranguá.

Boa parte da água consumida em Araranguá provém deste local. Os reservatórios do Morro Centenário atendem o Centro e bairros do município. O novo reservatório, que funciona há uma semana, foi construído com chapas de aço vitrificado (aço fundido com vidro), importadas dos Estados Unidos. O reservatório ainda vai receber melhorias em seu entorno, especialmente no acesso.

Tecnologia

Ao contrário das antigas "caixas-de-água" que, em geral eram construídas em concreto ou tanques de aço pintado, a nova estrutura foi edificado com chapas parafusadas de aço vitrificado, tecnologia que, além de baixo custo operacional e facilidade na limpeza, oferece também agilidade na montagem, o que influiu no tempo de entrega da obra. O baixo custo de manutenção, além da facilidade para instalação e melhor qualidade de conservação da água foram decisivos na escolha da nova tecnologia.

No Morro Centenário, o Samae possui no local outros dois reservatórios tradicionais, inaugurados há mais de 45 anos – em 14 de fevereiro de 1971 - feitos de concreto. Estas estruturas frequentemente apresentam problemas, especialmente vazamentos.

Capacidade de abastecimento

Os dois reservatórios antigos tem capacidade para armazenarem, respectivamente, 500 mil litros e 1,5 milhão de litros de água. Em diálogo com o diretor Técnico do Samae, engenheiro Mário Copetti, o vereador foi informado que, a construção do novo reservatório amplia a capacidade de abastecimento em mais 1,5 milhão de litros, que garante uma boa reserva para a demanda local. Durante a visita, Kila Ghellere apurou que, no novo reservatório e na sua base, o Samae investiu aproximadamente R$ 1,5 milhão em recursos próprios.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança