• Repertório Klezmer anima público do Projeto Bravíssimo

Repertório Klezmer anima público do Projeto Bravíssimo

01 Nov, 2016 11:02:44 - Geral

Chapecó (SC)

A penúltima apresentação da edição de 2016 do Projeto Bravíssimo contagiou o público com a alegria do Klezmer. A banda Klezmorim de Curitiba (PR) trouxe ao palco resgate musical dos temas do gênero originário do século XV dos guetos do leste europeu e de influência judaico-cigana. A apresentação ocorreu no último domingo (30), no teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. 

O grupo é formado por Hudson Müller (saxofone e trompete), Julio Coelho (violino e viola de arco), Rodrigo Oliveira (piano e direção musical), Lucio Lowen (guitarra), Thiago Ramalho (baixo) e Marc Olaf (bateria e acordeão). Inicialmente tinha em sua formação apenas violino, guitarra, alaúde árabe e percussão. Com o tempo, mais instrumentistas foram convidados e a formação estabilizou-se em saxofone, trumpete, violino, guitarra elétrica, piano, baixo e bateria. 

A banda, que já fez uma turnê em 2014 por seis municípios de Santa Catarina, se apresentou pela primeira vez em Chapecó. “Trouxemos um repertório com músicas de autoria própria que carregam o sotaque brasileiro deste gênero musical antigo, mas que influencia até hoje estilos de vários países e também algumas tradicionais do gênero Klezmer. É uma honra muito grande tocarmos aqui, ficamos muito felizes com a receptividade”, destacou o violinista e um dos criadores da banda, Julio Coelho.

O violinista relembrou o início da Klezmorim, há sete anos. “Eu e mais dois músicos da banda pesquisávamos um repertório que fosse de música alegre e que não fosse comum. Encontramos o repertório de música Klezmer. É um estilo muito animado, ideal para festas e celebrações da vida, da felicidade e da alegria. Foi o que mais nos motivou”. 

A jornalista Ivani Dadia é de Xanxerê e há cinco anos participa do Bravíssimo. Segundo ela, a iniciativa é excelente e deveria ocorrer com mais frequência. “Seria bom que tivesse no mínimo uma apresentação por mês. Além dos shows serem ótimos a renda é revertida para projetos sociais que auxiliam muitas pessoas. Ao mesmo tempo que nos divertimos ajudamos o próximo”, salientou. 

BRAVISSÍMO

O Projeto Bravíssimo é um trabalho cultural, social e benemerente, que reflete a filosofia dos promotores e parceiros. Em 2016 completa 10 anos. Ao longo de sua história o projeto tornou-se referência de música de qualidade e formação de plateia. A iniciativa é do Grupo Condá e do Rotary Club Chapecó Oeste. 

“Esse valoroso projeto fortifica os lemas rotários. Por isso, a perfeita união da boa música faz com que os organizadores se doem cada vez mais e com prazer no que fazem”, observou o presidente do Rotary Club Chapecó Oeste, Adriano Czarnobai.

Para a coordenadora do evento, Luciana Lang, o projeto mescla apresentações com estilos musicais diferenciados e singulares, demonstrando ao público chapecoense a diversidade musical do País. “São apresentações belíssimas e que costumeiramente não são presenciadas na nossa região. O projeto traz essa oportunidade de vivenciar experiências novas e viajar um pouco pela diversidade cultural que o Brasil possui”, destacou Luciana.

O patrocínio é da Avianca, Hotel Lang Palace, Santa Maria Imóveis, Renova Marcas e Patentes, Rota Impressos Gráficos e Perfetto Uomo. Conta com apoio da Prefeitura de Chapecó, RICTV Record, BS Áudio e MB Comunicação.

ÚLTIMA APRESENTAÇÃO
Encerrando a edição de 2016, a Orquestra Unisul se apresentará no dia 11 de dezembro. O grupo objetiva popularizar a música erudita, primando sempre por espetáculos de absoluta qualidade e colaborando com a formação de plateia nas comunidades.

Os interessados em adquirir pacote para a última apresentação podem entrar em contado pelo telefone (49) 9107-4690, com o presidente do Rotary Club Chapecó Oeste, Adriano Czarnobai.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal