• Reitoria da Unisul anuncia etapas do movimento da gestão

Reitoria da Unisul anuncia etapas do movimento da gestão

15 Mar, 2017 16:12:29 - Educação

Tubarão (SC)

A Reitoria da Unisul apresentou mais uma etapa significativa no movimento da gestão institucional. O diálogo, a interação e o alinhamento estratégico delinearam a ordem do dia das primeiras reuniões do ano letivo nos Colegiados dos Campi, presenciais e virtual. Os encontros aconteceram em Tubarão e no Campus Universitário da Grande Florianópolis, respectivamente, nos dias 14 e 15 de março.

Na oportunidade, além da apresentação das premissas e da estruturação das áreas (estrutura organizacional, processos, infraestrutura, ambientes e pessoas) orientadas para a inovação, desconcentração, autonomia e sustentabilidade, a Reitoria evidenciou a importância do respeito, da sinergia e do comprometimento das pessoas e dos setores com as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional e, por conseguinte, com a identidade estratégica da Instituição (a visão, os valores e a missão), para que, de fato, os resultados consubstanciem – perante a sociedade – o reconhecimento e a percepção da Unisul enquanto uma Universidade Inovadora e Comunitária.

Numa breve contextualização, o Prof. Mauri Luiz Heerdt, Reitor da Universidade, reforçou as etapas de um movimento gradativo, permanente da nova Reitoria que antecederam o atual momento. Segundo o Reitor, cada passo tem sido cuidadosamente pensado nesta trajetória: desde a segunda quinzena de janeiro, após o processo eleitoral, a equipe tem se debruçado nos referenciais institucionais (incluindo as avaliações internas e externas) e participado de atividades de imersão e de formação para estudar a arquitetura da estratégia (desde os alicerces da origem da Universidade) para, desde então, definir organograma e macroprocessos das áreas, culminando, neste momento, com o convite e anúncio dos perfis: “no entanto, todo este olhar e movimento meticuloso auxiliam, desde que estes colegiados, junto com as áreas institucionais, e tantos outros colaboradores que formam o nosso conjunto de lideranças convergirem esforços. Do contrário, poderemos ter todas as condições do mundo e não executaremos a estratégia”, reiterou Heerdt.


Encontro realizado no Campus Grande Florianópolis

Cada etapa do movimento de gestão da Unisul, conforme apresentado pela Reitoria da Universidade, está orientada para as pessoas e para que as estruturas, de fato, respondam à estratégia, com a presença em todas as áreas das ideias de negócio e de inovação, otimizando processos e níveis institucionais e evitando sobreposições e redundâncias, com equilíbrio das responsabilidades. Para o Prof. Rafael Faraco, Diretor do Campus Universitário de Tubarão, uma ampla visão do todo para depois partir para a individualidade: “todo o plano de gestão está alinhado e comprometido com o coletivo, com a comunidade. Por isso, o olhar atento e global foi condicionante para em seguida cuidar das especificidades, em especial no momento de identificar os perfis para os desafios da Instituição”, comentou.

Na sequência, cada integrante da Reitoria apresentou as áreas e os macroprocessos vinculados (abaixo descritos). Neste novo contexto, algumas novidades (e otimizações), tais como: a criação de um Núcleo de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação (PDA), vinculado diretamente ao Reitor e ao Vice-Reitor, envolvendo sistemas de apoio à decisão, a ouvidoria, a avaliação institucional, o escritório de gestão de projetos e o planejamento estratégico (e inovação) institucional; o destaque da Pós-Graduação e da Inovação numa Pró-Reitoria outrora de Ensino, Pesquisa e de Extensão, além de anunciar os novos macroprocessos: de extensão, inovação social, cultura e esporte; inovação e empreendedorismo; internacionalização e a própria educação básica; a implantação de uma Pró-Reitoria de Administração (articulada e alinhada com a Universidade e Fundação Unisul) que, dentre seus macroprocessos, agregou a gestão e desenvolvimento de pessoas à cultura organizacional e irá gerir a infraestrutura e os ambientes de aprendizagem e inovação; a potencialização da assessoria de marketing, comunicação, estratégia e negócios, com cinco macroprocessos (tendo a área de estratégia de mercado e negócios e o comercial e vendas como novidades); e, nos Campi, além do rebatimento das Pró-Reitorias, o diferencial ficou por conta da nova atuação das Unidades de Articulação Acadêmica (as Unas) que passam a ser demandadas pelas Direções dos Campi e Gerências, articulando as demandas dos cursos, junto às congregações, com ainda mais celeridade e efetividade; além disso, no Campus Universitário UnisulVirtual a novidade ficou por conta da criação de uma Gerência de Redes de Polos.

Os Colegiados receberam positivamente as mudanças. Para o Prof. Mauricio Andriani, que coordena o Curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus da Grande Florianópolis, há uma sintonia evidente entre as premissas e as novas atitudes da gestão: “as transformações são intensas e rápidas mas, certamente, percebi uma gestão sintonizada com as novas demandas (e velocidade) da sociedade”. Na esteira, Profa. Adriana Canto, coordenadora do Curso de Tecnologia em Design de Moda, ratificou o zelo pelas escolhas e pela organização da estratégia: “foram excelentes escolhas e uma organização ainda melhor; estrutura mais clara e simples o que deve facilitar os trâmites”, disse. Segundo o Prof. Anderson Soares André, que coordena o Curso de Engenharia Elétrica do mesmo Campus, o momento foi fundamental: “para que os objetivos buscados pela nova reitoria sejam plenamente atingidos, movimentos como este são estruturantes; conhecer os atores e os seus papeis para que tenhamos ainda mais celeridade nos processos, aumentando as chances de sucesso na busca pela inovação”, destacou. No encontro de Tubarão, Profa. Elivete Cecília de Andrade, Gerente de Ensino, de Pesquisa, de Extensão e Inovação daquele Campus, registrou sua gratidão pela oportunidade, a disposição da equipe e, sobretudo, a confiança nos novos desafios: “temos objetivos fortes para continuar dando direção na ampliação dos serviços e na disseminação dos espaços regionais, nacionais e internacionais. Estar à frente da Gepex é muito gratificante porque ali contamos com um grande potencial humano; a equipe está pronta para apoiar a vida da universidade – que está no campus; isso me move e foi isso que me fez aceitar o convite”. Já no Colegiado do Campus Universitário UnisulVirtual, a Profa. Vera Schumacher enalteceu a importância da inovação como eixo norteador da estratégia: “teremos tarefas diárias e, sem dúvida, tomaremos as melhores atitudes e ações para termos uma universidade comunitária consciente da importância da inovação tecnológica alinhada às práticas de ensino”.

Para a Reitoria, além dos processos regulatórios da Universidade em andamento – que permitirão à Unisul aliar regulação ao mérito – dentre outros, três movimentos estruturantes serão fundamentais até 2023 (horizonte da atual gestão): a atualização imediata do PDI 2015/2019 (e atualização do Plano Anual de Trabalho), a elaboração de um novo PDI (com início de vigência para 2020) e a implementação da visão institucional (que estabelece 2023 como prazo). Para o Prof. Zacaria Alexandre Nassar, Diretor do Campus Universitário da Grande Florianópolis, um esforço que extrapola estruturas: “este movimento exigirá o comprometimento e a responsabilidade de cada pessoa e de área, fazendo com que as estruturas estejam de fato articuladas e direcionadas para os resultados esperados”. Argumento semelhante ao da Diretora do Campus Universitário UnisulVirtual, Profa. Ana Paula Reusing Pacheco: “mais do que estruturas, que podem ser modificadas, será a comunicação, o engajamento e a interrelação entre pessoas e áreas, voltados sempre à inovação que darão o tom da estratégia e dos processos que têm a comunidade (interna e externa) como foco”, destacou.

As próximas etapas do movimento preveem o mapeamento dos macroprocessos e processos estratégicos, a descrição das responsabilidades e atribuições, a estrutura em movimento com a conseguinte qualificação e potencialização dos ambientes e infraestrutura, (re)posicionamento e/ou criação de novos ambientes de aprendizagem e inovação e a transformação dos ambientes em unidades de negócio; um mapa estratégico integrado e que trará uma nova dinâmica da gestão: “A academia estará junto, assumindo os processos e não ficando ao lado deles. Com simplicidade e engajamento venceremos todos os desafios – um a um”, finalizou o Reitor.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança