Reitores debatem gestão em tempos de crise em fórum organizado pela Udesc

28 Mai, 2018 16:53:12 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Os desafios da gestão universitária em tempos de crise foram debatidos por gestores de diversas instituições de ensino superior durante o 62º Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), realizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) entre os últimos dias 23 e 26, no Hotel Torre da Cachoeira, em Florianópolis. O evento teve palestras, mesas-redondas e relatos de experiências sobre o tema central, agrupados em cinco subtemas: inovação; comunicação; tecnologia da informação; internacionalização; e financiamento de universidades. A pertinência e a qualidade do conteúdo da programação foram bastante elogiados pelos participantes.

A palestra de encerramento abordou o financiamento de universidades e contou com uma apresentação do modelo argentino, ministrada por Rodolfo Alejandro Tecchi, reitor da Universidade Nacional de Jujuy (UNJu) e presidente do Conselho Interuniversitário Nacional (CIN) da Argentina. Simultaneamente às palestras e debates, foram realizadas reuniões das câmaras de Graduação e de Ensino a Distância (EAD) da Abruem.

Os relatos de experiências das IES tiveram sete apresentações, de diferentes universidades. Pela Udesc, o secretário de Tecnologia da Informação e de Comunicação (Setic), Jairo Wensing, falou sobre a implantação da ferramenta Office 365 junto à comunidade acadêmica da instituição.

Eleição

O evento teve a eleição do novo presidente da Abruem, Haroldo Reimer, reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), e vice, Rangel Júnior, reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ambos assumirão em agosto deste ano, com mandato até 2020. Criada em 1991, a Abruem é uma das mais importantes entidades do ensino superior brasileiro e da América Latina. Conta com 45 universidades associadas, que somam mais de 40 mil professores e cerca de 700 mil estudantes, em 2.044 cursos de graduação.

A Abruem atua diretamente em 22 estados do País, buscando aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do ensino superior e almejando a harmonia entre ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização. Em 2012, a Udesc organizou a 51ª edição do fórum, que abordou a participação no financiamento da educação superior das universidades municipais e estaduais.

Mais informações podem ser obtidas no 
site oficial da Abruem.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal