• Reitor da Unisul recebe medalha Amigo da Marinha

Reitor da Unisul recebe medalha Amigo da Marinha

25 Ago, 2016 10:36:30 - Educação

Tubarão (SC)

As ações de 2015 da Unisul, no sentido da aproximação com as Forças Armadas e de Segurança Pública, foram materializadas em homenagem que a Marinha do Brasil prestou em Florianópolis, nesta terça-feira, 23 de agosto. O reitor da Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt, recebeu a medalha Amigo da Marinha. A honraria agracia personalidades civis e instituições que tenham divulgado a mentalidade marítima, se destacado no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses atinentes à Marinha ou trabalhado na divulgação da importância do mar para o país.


A cerimônia ocorre tradicionalmente na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina. O reitor da Unisul recebeu medalha de mérito do Exército Brasileiro em 2015 e agora também foi agraciado pela Marinha. “Eu me sinto muito honrado em receber essa medalha. Essa manifestação do Exército e agora da Marinha, vem também com um pouco desse braço de cooperação que nós estabelecemos no Ensino a Distância. Isso caracterizou uma atividade que fortaleceu os laços entre o Exército, Marinha e também Aeronáutica”, disse Salésio. O reitor referiu-se aos diversos curso promovidos pela UnisulVirtual.

Para o reitor da Unisul, o gesto de uma instituição de respeito é importante para uma Universidade Comunitária. “A Marinha é símbolo para o Brasil do ponto de vista de desenvolvimento da segurança nacional. Acho que esse relacionamento fortalece a universidade. Estou muito feliz, sobretudo, pelo significado que eles imprimem na doação dessa medalha”, finalizou. O comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm, também foi homenageado com a medalha. Para o comandante da Escola de Aprendizes de Santa Catarina, o capitão de fragata Ricardo Lhamas Guastini foi um grande prazer prestar as homenagens. “Porque são pessoas que têm nos ajudado muito ao longo do último ano. E nós pudemos materializar todo o apoio que eles têm nos dado no último período”, disse Guastini.

A solenidade é realizada no Dia do Amigo da Marinha, data em que é imposta aos agraciados a respectiva medalha e que coincide com o aniversário de nascimento do almirante-de-esquadra, Maximiano Eduardo da Silva Fonseca. A medalha foi instituída em agosto de 1966. Depois de recebê-la, o dever do agraciado é promover a mentalidade marítima junto à população, realizando palestras, seminários e outras atividades que consiga esclarecer à sociedade a importância política, estratégica e econômica, que de alguma forma, se relacione com o Poder Marítimo.

Além da Medalha Amigo da Marinha, outras homenagens foram prestadas no evento. “O pelotão que mais se destacou ao longo do mês de julho, em que avaliamos por critérios do ensino e estudo, além de critérios de atitude militar e pela parte de educação física também. Esses quatro critérios são comparados entre os doze pelotões da escola”, explicou o comandante da Escola de Aprendizes.

O evento também contemplou homenagem aos militares que mais se destacaram no primeiro semestre de 2016, além de um suboficial que foi para a reserva remunerada, o que equivale a aposentadoria, quando atinge mais de 30 anos de Marinha. “E chegamos ao grande final que foi a homenagem ao reitor da Unisul, o doutor Herdt , e também ao comandante geral da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, o coronel Luís Henrique”, finalizou o comandante.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE