• Regional de Saúde discute Mutirão de Cirurgias Eletivas na AMREC

Regional de Saúde discute Mutirão de Cirurgias Eletivas na AMREC

27 Jun, 2017 22:41:12 - Saúde

Criciúma (SC)


A Gerência Regional de Saúde (Gersa) de Criciúma divulgou nesta terça-feira, 27, o orçamento regional para a realização da Campanha Estadual de Cirurgias Eletivas que acontece de julho a setembro deste ano. Com investimento superior a R$ 8,3 milhões aplicados em Santa Catarina, foram destinados 632 cirurgias para a região da 20ª Agência de Desenvolvimento Regional. Em encontro realizado na sede da AMREC, a Gersa se reuniu com os gestores municipais de saúde e os hospitais que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para discutir a aplicação e distribuição das cirurgias.


Durante a reunião foram repassadas informações a respeito da formalização do termo de adesão a campanha entre outros assuntos. “Foi uma reunião importante para secretários e os hospitais entender como vai funcionar a campanha. Agora vamos pactuar com cada município e prestador para dar inicio no mês de julho”, disse o secretário de saúde de Forquilhinha e presidente da Colegiado de Saúde, Diego Passarela.


Oftalmologia é grande foco do mutirão


De acordo com o gerente Regional de Saúde, Fernando de Faveri, as 632 cirurgias foram distribuídas em dois grupos, sendo 316 cirurgias exclusivas para oftalmologia (catarata), e 316 cirurgias múltiplas, gerais, ginecológicas, urologia, nefrologia, ortopedia, otorrino/cabeça e pescoço. “Há dois meses nós realizamos 600 cirurgias de catarata, mas o número continua aumentando. Estamos com muitos diagnósticos desta doença e novos pacientes entrando na fila, por isso tantas cirurgias são destinadas para oftalmologia”, explica de Faveri.


Transparência na fila de espera


Segundo a gerente da Central de Regulação, Gladys Moraes de Carvalho, a transparência nas filas será fator determinante neste mutirão. “Já estará em funcionamento o Sistema de Regulação (SISREG) implantado pela Secretaria de Estado da Saúde, onde o paciente poderá acompanhar via portal na internet o seu lugar na fila. Vamos dar prioridade para quem está mais tempo na fila”, comenta. Os pacientes que possuem indicação em realizar algum procedimento cirúrgico deverão procurar a secretaria de Saúde de seus municípios para o agendamento via SISREG. Na última semana, a SES realizou treinamento com os gestores municipais de saúde para a implantação do sistema. Saiba mais no link.


http://www.sc.gov.br/index.php/regionais/criciuma/secretaria-da-saude-capacita-servidores-para-publicacao-das-filas-de-espera-do-sus-na-internet


Distribuição por município


As 632 cirurgias foram divididas entre os 12 municípios da Região Carbonífera conforme distribuição per capta, dividindo o total de procedimentos pelo número de habitantes. “Cada municípios terá um número x de cirurgias e será regulado/autorizado conforme a lista de espera preenchida pelas secretarias municipais de saúde no SISREG””, explica a gerente Regional da Central de Regulação.


MUNICÍPIO

CIRURGIA DE CATARATA

OUTRAS

Balneário Rincão

9

9

Cocal do Sul

12

12

Criciúma

155

155

Forquilhinha

19

19

Içara

40

40

Lauro Muller

11

11

Nova Veneza

11

11

Orleans

17

17

Siderópolis

10

10

Treviso

3

3

Urussanga

16

16

Morro da Fumaça

13

13

 

TEXTO/ PAULA DARÓZ
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal