• Reforma Protestante completa quinhentos anos com celebração

Reforma Protestante completa quinhentos anos com celebração

27 Out, 2017 16:15:41 - Variedades

Criciúma (SC)

Um dos acontecimentos mais importantes para história ocidental, a Reforma Protestante, completa quinhentos em 2017. No sul do estado, o principal encontro para registrar a data acontece neste fim de semana em Criciúma. O teólogo e pastor luterano Martin Weingaertner, de Curitiba, é o palestrante do evento. Este evento foi idealizado pelo Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos do Sul de Santa Catarina (Compev), mas é aberto ao público em geral.“Celebrar esta data é resgatar o legado deixado por Lutero para cristãos e não cristãos. Sua atitude ultrapassou os muros da igreja influenciou na política, economia, educação, cultura e ética”, pontua o pastor Leonir Arno Lohmann, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil.

A palestra de Weingaertner vai abordar o aspecto religioso da obra “Altar da Reforma”, do artista plástico Lucas Cranach, que foi contemporâneo e o principal retratista de Martinho Lutero. A celebração será realizada no sábado, dia 28, as 19h30, na Comunidade Evangélica Luterana Renovada, na rua José Gaidzinski, 126, no Pio Corrêa em Criciúma.

Martin Weingaertner

É natural de Rio do Sul-SC e estudou teologia em São Leopoldo (RS) e Erlangen (Alemanha). Entre 1974 e 1991 foi pastor de igrejas luteranas em Alfredo Wagner e Ituporanga. Desde 1992 é professor na Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba. Editor do devocionário Orando em Família.

Entenda a Reforma 

Foi no dia 31 de outubro de 1517, que o monge católico Martinho Lutero afixou, nas portas da Igreja de Wittenberg, na Alemanha, 95 teses contra alguns dogmas religiosos, como a venda de indulgências em troca de perdão e o abuso de autoridade do clero. Inicialmente, o objetivo de Lutero era convocar a comunidade e o clero para um debate sobre o tema e não pretendia dividir a igreja, apenas sugerir algumas melhorias. Por isto o termo “Reforma”.

Como resposta disto, Lutero foi excomungado em 1521 e seus seguidores passaram a ser conhecidos como protestantes, ou luteranos (ainda que contra a sua vontade). Como desdobramento da atitude de Lutero, outras igrejas foram criadas. As denominadas como “evangélicas” que, de acordo com os dados do IBGE no censo de 2000, somam a marca de 26.184.941 brasileiros. Destes, 1.062.145 são luteranos.

Homenagem

Na terça-feira, dia 31, a Igreja Luterana receberá uma moção de aplauso na Sessão da Câmara de Vereadores de Criciúma. A homenagem foi proposta pelo vereador Jair Alexandre (PSC), que também é pastor evangélico, ligado à Igreja do Evangelho Quadrangular.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal