• Referência em saúde mental debate o assunto na Unesc

    Eduardo Vasconcelos esteve nesta quinta na Universidade 

Referência em saúde mental debate o assunto na Unesc

05 Ago, 2016 10:38:44 - Saúde

Criciúma (SC)

 

“Estamos vivendo um tempo sombrio de sucateamento dos programas de saúde mental em todo o país”. A afirmação é do professor doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Eduardo Mourão Vasconcelos, que está na Unesc nesta quinta-feira (4/8) para debater a saúde mental em uma roda de conversa com professores, alunos e profissionais e na Aula Inaugural dos cursos da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde da Unesc). Nos dois momentos, Vasconcelos, que é referência no assunto no Brasil, ouviu relatos, contou sua experiência e levantou questões como a multidisciplinariedade no cuidado aos pacientes e as dificuldades no trabalho com saúde mental nos serviços públicos.

 

 Segundo o professor doutor, vivemos uma crise econômica, ambiental, política, ética e social no Brasil, que repercute a crise mundial e as políticas adotadas. “Os serviços e as condições de trabalho nas políticas públicas estão se deteriorando com privatização, terceirização, precarização dos contratos de trabalho e baixos salários”, comentou.

 

Entre as iniciativas positivas no campo da saúde mental, Vasconcelos apontou um projeto desenvolvido há oito anos em estados como o Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul que forma grupos com portadores de transtornos mentais e seus familiares. “Nesses grupos não há a presença de um profissional de saúde. A intenção é que pacientes e familiares troquem experiências e criem laços”, afirmou.

 

Aula Inaugural

 

Na roda de conversa “Desafios e Potencialidades da Rede de Saúde Mental”, que ocorreu durante a tarde desta quinta-feira, o professor doutor debateu com profissionais da região e alunos de cursos de graduação e pós da Unesc. Já na Aula Inaugural, que ocorre às 19 horas no Auditório Ruy Hülse, Vasconcelos vai abordar o tema “Recovery e Protagonismo de Usuários: Estratégias para a Promoção de Saúde Mental”. O evento é aberto ao público em geral.


Segundo a coordenadora da UNA SAU, Indianara Becker, a Aula Inaugural tem como objetivo dar boas-vindas aos acadêmicos e professores e há uma preocupação de que o tema abordado promova discussões e reflexões em pessoas de todos os cursos da área.

 

“A ideia é promover discussão da saúde mental numa lógica transversal, neste caso tratando do Recovery, uma estratégia de reabilitação psicossocial, conduzida por usuários e familiares, e que pode ser apoiada por diversos profissionais”, explica Indianara. “Teremos a possibilidade de conhecer uma nova tecnologia do cuidado interdisciplinar em saúde mental, totalmente linkada ao princípio da participação popular e educação em saúde”, complementa.

O professor doutor é reconhecido como uma das lideranças dos movimentos de reforma psiquiátrica e antimanicomial no país. Possui vários livros e artigos publicados e é uma referencia nacional na área de saúde mental. Graduado em Psicologia, Vasconcelos é mestre em Ciência Política e doutor em Políticas Sociais. É professor associado aposentado da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas em fase de nova integração como professor voluntário do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da mesma unidade. É coordenador do projeto pesquisa e extensão Transversões (Saúde Mental, Desinstitucionalização e Abordagens Psicossociais), e pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa.

A roda de conversa e a Aula Inaugural são uma parceria entre o PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Linha de pesquisa Educação e Gestão do Trabalho na Saúde), UNA SAU, Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica de Saúde da Unesc, Anarquistas contra o Racismo e Sindicato dos Psicólogos de Santa Catarina.


ASSESSORIA DE IMPRENSA 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal