• refeito da AMREC vão cobrar ações do Governo do Estado contra estiagem

refeito da AMREC vão cobrar ações do Governo do Estado contra estiagem

06 Mai, 2020 18:10:41 - Geral

Cocal do Sul (SC)

Os prefeitos da AMREC voltam a se reunir amanhã (07/05), às 15h, em reunião na sala virtual da Associação junto ao Secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa. A pauta central da reunião será estiagem, consequência pela pouca frequência de chuvas dos últimos meses.

Em alguns municípios já está acontecendo racionamento e a preocupação com o desabastecimento já é uma realidade, o que o caso do município de Cocal do Sul que decretou “situação de Alerta”. Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, na região da AMREC, os municípios que “estão em situação mais crítica” são Orleans, Morro da Fumaça, Urussanga e Cocal do Sul. A explicação, conforme Rosinei, é que eles não recebem abastecimento da Barragem do Rio São Bento, o que coloca os moradores das áreas urbanas no risco de desabastecimento.

Os demais municípios da AMREC também sofrem com a estiagem nas áreas rurais, com é o caso Nova Veneza, que vem abastecendo os produtores caminhão pipa. “Já está faltando água em vários. A questão precisa ser tratada com atenção e talvez a mesma intensidade da pandemia. Em Cocal do Sul já estamos com 50% de tratamento de água, e já existem relatos em muitos municípios de problemas de abastecimento nas agroindústrias”, explanou o vice-presidente da AMREC e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnim.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal